A jovem dupla nacional constituída por Filipe Santos e Beto Correia, os vice-campeões em título, representantes do CD Póvoa, foi a grande vencedora da primeira etapa do Campeonato Nacional de Futevólei 2018, disputada na vila de Carvoeiro, no concelho de Lagoa. Foram 13 as equipas, 26 atletas, que evoluíram ao longo dos dois dias de prova (2 e 3 de junho) no areal do recinto, com registo para a presença de equipas de todo o país em busca da vitória e primeiros pontos no ranking.

Com o apuramento dividido em três grupos, numa primeira fase as cinco duplas menos cotadas no ranking discutiram o acesso ao Qualifying. As oito duplas mais cotadas iniciaram a sua participação seguidamente, fechando o primeiro dia de prova ao fim de 22 partidas bastante disputadas e com quatro duplas a garantirem o passaporte para os quartos-de-final. No domingo, oito equipas mediram forças no Qualifying para apurar as restantes quatro duplas para os quartos-de-final. Já com os oito finalistas conhecidos, a prova prosseguiu com quatro decisivos jogos, findos os quais apuraram-se para as meias-finais as duplas Ruben Santos/Alan Cavalcanti (EF Alan Cavalcanti), Pedro Salvador/Bonga (CD Póvoa), Jorge Gamboa/João Gamboa (CD Póvoa) e Filipe Santos/Beto Correia (CD Póvoa).


Ruben Santos/Alan Cavalcanti e Filipe Santos/Beto Correia foram mais eficazes e venceram os seus adversários em dois sets sem resposta. Em clima de festa e de grande animação chegou-se então à discussão da grande final da etapa. O equilíbrio foi a nota dominante, com alternância constante no marcador, acabando Filipe Santos/Beto Correia por fechar o primeiro set na frente por 18x15. Sem margem para novo deslize, Ruben Santos e Alan Cavalcanti iniciaram o segundo set da melhor forma ganhando alguma vantagem, contudo, do outro lado, a dupla poveira, conseguiu corrigir alguns aspetos do seu jogo e aos poucos conseguiu a recuperação pontual que viria a ser decisiva para fechar o set e a partida com novo 18x15 e consequente vitória na etapa inaugural.

O campeonato prossegue no fim-de-semana de 23 e 24 junho, na Póvoa de Varzim, sendo que até lá terá lugar o momento mais importante do ano do Futevólei Europeu, nomeadamente o European Footvolley Championship 2018, na Áustria, de 6 a 9 de junho, em Graz, com a representação portuguesa a ser feita com duas duplas no quadro principal e dupla dupla inicialmente no Qualifying. Numa organização da Federação Nacional de Futevólei, o evento teve como principais entidades apoiantes, o Município de Lagoa, AlgarveExperience, Jornal A Bola, A Bola TV, Movielight, assim como outros parceiros locais.