O Pavilhão Desportivo de Albufeira voltou a trajar a rigor para receber, no dia 8 de junho, atletas, treinadores e dirigentes das associações e clubes desportivos do concelho que se destacaram na época 2017/2018 em 21 modalidades. Dos cerca de quatro mil praticantes, 300 mereceram esta homenagem, dedicada também às famílias dos atletas, que fizeram questão de aplaudir de perto o reconhecimento público que o Município presta à sua massa associativa na área do Desporto.


Artes marciais, atletismo, automobilismo, basquetebol, boccia, ciclismo, dança, futebol, futebol adaptado, futsal, ginástica acrobática, judo, karate Shotokan, motociclismo, natação, stand up padel, pesca desportiva, polybat, squash, surf e voleibol foram as modalidades em destaque em mais uma Gala do Desporto de Albufeira, com José Carlos Rolo a lembrar que o desporto representa uma atividade saudável que tem grande influência na formação das crianças e dos jovens. “Os treinadores desempenham o papel de educadores, transmitindo valores importantes para a formação dos mais novos”, destacou ainda o presidente da Câmara Municipal de Albufeira.

Além do reconhecimento público aos atletas e clubes campeões na época desportiva passada, o Município voltou a entregar prémios de relevo e de mérito, que distinguem pessoas que deram o seu contributo para a promoção da modalidade ou para o desenvolvimento do clube. O convidado especial desta Gala foi Joaquim Gomes, ciclista profissional durante 17 anos, com 600 mil quilómetros percorridos e 56 vitórias. Participou em 18 Voltas a Portugal, alcançando o primeiro lugar nas edições de 1989 e 1993. Ganhou vários Grandes Prémios e foi três vezes Campeão Nacional de Contrarrelógio por equipas. A sua carreira passou também pelo Algarve, tendo representado o Louletano/ Vale do Lobo. Atualmente é o diretor da Volta a Portugal em Bicicleta, cargo que ocupa há nove anos.


Durante a Gala, os homenageados foram subindo ao palco para receberem pela mão do executivo de Albufeira um diploma e um troféu. O diretor regional do IPDJ - Instituto Português do Desporto e da Juventude entregou também alguns dos prémios em representação do Secretário de Estado do Desporto, João Paulo Rebelo. “Albufeira dá uma grande projeção ao Algarve em termos desportivos, com eventos de relevo como o Crosse das Amendoeiras, a Volta ao Algarve em Bicicleta, a Taça do Clube dos Campeões da Europa e, agora, a Volta a Portugal em Bicicleta”, salientou Custódio Moreno. O dirigente atribuiu o mérito à Câmara Municipal de Albufeira por ter criado “as infraestruturas necessárias ao desenvolvimento desportivo e as condições para que os clubes se pudessem expandir e atingir os seus objetivos”.