Já está em distribuição a edição de junho do «Guia Algarve», a publicação mensal da Região de Turismo do Algarve que reúne os eventos realizados no destino. Entre a música, o teatro, exposições, dança, desporto, festas, festivais e feiras, são mais de 150 eventos culturais a decorrer durante todo o mês, sendo que as principais estrelas são o Festival MED, as Marchas Populares e a Carvoeiro Noite Black&White.

Na música destaca-se a atuação de Dulce Pontes com «Peregrinação», no Teatro das Figuras, no dia 2 de junho, pelas 21h30. O seu duplo álbum reflete a vivência da artista e concilia diferentes autores e estilos musicais. Outro destaque são os concertos dos Amor Electro, dia 9, às 20h30 e às 22h30, no Casino de Vilamoura; e ainda, no mesmo dia, um momento ao vivo com o fadista Marco Rodrigues, que apresenta o seu novo disco «Copo Meio Cheio», no Teatro Municipal de Portimão, às 21h30.

Ainda na música, o concelho de Silves traz, entre os dias 21 de junho e 6 de setembro, o «Sunset Secrets – Quintas do Castelo», uma iniciativa da Câmara Municipal que propõe vários concertos de jazz, fado e outros estilos, das 19h às 22h30. Por mais um ano consecutivo, o «Lagoa Jazz Fest» marca presença, desta vez com a XIII Edição, que decorrerá entre os dias 22 e 24 de junho, a partir das 19h, no Sítio das Fontes. Já em Vila do Bispo será possível participar em «Dias d’As Virgens Negras», Oficina do Desenho no dia 2 de junho, Oficina de Cânticos nos dias 9 e 15, e Concerto de Coro Internacional de Aljezur no dia 16 de junho.

O Teatro tem em evidência uma sessão de Stand Up Comedy com Manuel Marques e Eduardo Madeira, no dia 16 de junho, às 21h30, no Teatro das Figuras, em Faro. Os momentos teatrais não ficam por aqui, pois há experiências para miúdos, com o teatro infantil «A Nova História do Coelhinho Branco», dia 2 de junho às 10h30 e às 15h, no Teatro Lethes; e há experiências para graúdos, com «40 e então?», também no Teatro das Figuras, dia 21 de junho pelas 21h30. Entre outras apresentações teatrais destaca-se ainda, em Portimão, no dia 30, às 21h30, o «Sweet Home Europa», um projeto que tenta mostrar o extremo em que a Europa se encontra, através da representação do amor como ato político.

O mês de junho conta com algumas exposições de relevância, nomeadamente a de fotografia de Márcia Barradas, uma artista que iniciou o seu trabalho aos 16 anos e que mostra não esquecer as origens de onde veio. A exposição estará disponível de 1 a 26 de junho, na Galeria de Arte Pintor Samora Barros, de segunda a sábado, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30. Em Albufeira, até ao dia 23 de junho, de terça a sábado, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30, está em exibição a Exposição Coletiva dos Alunos da UATI (Escola de Educação para Adultos em Albufeira); em Lagos nos Antigos Paços do Concelho (Praça Gil Eanes), estará, até dia 22 de junho, uma Exposição Coletiva de Desenho e Fotografia, de segunda a sexta das 9h às18h.


Na Dança, destaque, em Faro, para «Let’s Celebrate», uma Gala da Academia de Dança do Algarve, que decorrerá no dia 23 de junho, às 16h e às 21h, no Teatro da Figuras. O evento tem como principal objetivo a valorização das datas comemorativas, e a sua importância para o desenvolvimento do país. Já no desporto, o grande foco está no Campeonato Nacional de Velocidade, a primeira prova do ano no Autódromo Internacional do Algarve, dias 16 e 17 de junho.

As experiências culturais no território algarvio não ficam por aqui e a Região de Turismo do Algarve apresenta as grandes estrelas desta publicação do «Guia Algarve». O Festival MED, que está de regresso com a 15.ª Edição, entre 28 de junho e 1 de julho, no Centro Histórico de Loulé. O festival conta com nove palcos por onde passarão as mais variadas propostas do mundo da música, incluindo o Reino Unido, França, Espanha, Palestina, Angola, Peru, entre outros.

As Marchas Populares marcam a sua presença de 8 a 29 de junho, juntando-se assim aos Santos Populares, em Portimão, para dar alegria, animação e um toque de tradição à população. Os desfiles decorrerão dia 8 de junho na Zona Ribeirinha de Portimão, dia 15 na Mexilhoeira Grande, dia 22 na Zona Ribeirinha de Alvor, e no dia 29, na Praia da Rocha. Não poderia faltar a Festa da Noite Black&White, dia 16 de junho das 20h30 às 3h, ao Largo da Praia e Ruas de Centro da Vila do Carvoeiro, a primeira grande festa de Verão do Algarve cuja edição anterior recebeu cerca de 30 mil visitantes nacionais e estrangeiros.