O centro de informação Europe Direct na CCDR Algarve apresentou a Europeana no contexto das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, na Fortaleza de Sagres, no âmbito do evento «As Bibliotecas» - Da biblioteca virtual europeia à mais pequena biblioteca do «fim do mundo». O projeto Europeana é uma biblioteca-museu virtual desenvolvida pelos países da União Europeia, criada em 2008 com a ambição de ser a plataforma digital da herança cultural europeia, através da qual os cidadãos pudessem aceder a imagens, texto, som, vídeo e material em 3D de museus, bibliotecas e galerias de toda a Europa.

O projeto tem crescido de forma contínua, contando já com mais de 52 milhões, 163 mil e 451 obras de arte, artefactos, livros, vídeos e sons de toda a Europa, mais de três mil e 700 coleções de bibliotecas, arquivos e museus europeus. O sítio pode ser usado por cidadãos, mas também por professores, artistas, profissionais de instituições culturais e de outras áreas, e muito do material é disponibilizado com licenças abertas para poder ser reutilizado como base de outras produções artísticas. A plataforma também quer ser uma base de experimentação para ideias inovadoras na experiência de utilização e novas tecnologias aplicadas à herança cultural.

Esta foi mais uma iniciativa desenvolvida no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural 2018, organizada pela Direção Regional de Cultura do Algarve, em colaboração com o centro de informação Europe Direct hospedado na CCDR Algarve, Biblioteca de Sagres / Clube do livro, Associação Internacional de Paremiologia, Tertúlia Associação Sócio – Cultural de Aljezur e Arquente - Associação Cultural, com o objetivo de sublinhar a importância destes lugares físicos ou virtuais, como fonte de conhecimento, de inspiração e de partilha. «Cabine de leitura», «O poder dos provérbios», «Leituras na Paisagem» e Momo, do ciclo Concertos ao Entardecer, foram as restantes propostas do programa da tarde de dizer, ler, conversar e cantar em português, homenageando a língua portuguesa nas suas diversas expressões, a quinta mais falada no mundo, ela também património da Humanidade.