De 27 a 29 de julho, Lagos transforma-se na capital artística da doçaria algarvia, com a realização da Feira Concurso Arte Doce. As inscrições para a participação, nas várias categorias, estão abertas entre os dias 13 de junho e 9 de julho.

«Lagos e o Mar – Terra de Descobertas» foi o tema escolhido para a 31.ª Arte Doce, refletindo a forte ligação ao mar que Lagos manteve desde sempre, com grande relevância nos séculos XV e XVI, pois foi ali que o Infante D. Henrique armou as caravelas que alcançaram a costa de África, dando início à epopeia dos Descobrimentos Portugueses. Dali partiu igualmente Gil Eanes, o navegador natural de Lagos que ousou desafiar os medos e demonstrou que o Mundo não acabava no Cabo Bojador e que o mar não era povoado por monstros marinhos, como rezavam as lendas.

Atualmente, essa ligação ao Mar continua muito presente e Lagos é uma das cidades algarvias mais procuradas pelas suas praias de areia dourada e águas cristalinas, pela beleza paisagística da sua baía e pelo seu legado arquitetónico. Hoje, Lagos não representa apenas o arranque dos Descobrimentos Portugueses, mas é também Terra de Descobertas, em que todos os dias surgem novas oportunidades de descobrir e experienciar algo único e autêntico. 

A viagem proposta pela organização tem o mar no horizonte e é ponto de partida para esta verdadeira odisseia de descobertas, numa cidade única e inesquecível.