Portugal, mais concretamente Lagos, vai receber pela primeira vez a prestigiada regata GC 32 Racing Tour, de 27 de junho a 1 de julho, com a presença de vários catamarãs, entre eles a equipa francesa Norauto, liderada por Franck Cammas. De acordo com Christian Scherrer, diretor geral do GC32 Racing Tour, há muito tempo que a organização da prova tentava realizar um evento em Portugal e, “em Lagos, temos um local maravilhoso, com as condições adequadas”

O GC32 – super catamarã, tem 10 metros de comprimento e 6 metros de largura e é um dos barcos de regata mais rápidos do mundo, capaz de atingir velocidades próximas do 40 nós. Manobrar estes super catamarãs é um trabalho de equipa, com grande exigência técnica e muito esforço físico. A GC32 Lagos Cup será o segundo evento do GC32 Racing Tour 2018, após o primeiro Campeonato Mundial GC32, que se realizou em Riva del Garda, no final de maio. 

Depois da passagem por Portugal, o circuito ruma, no início de agosto, a Palma de Maiorca, onde terá lugar a regata de referência no Mediterrâneo: a Copa del Rey MAPFRE. Da ilha espanhola, a prova segue para a ilha italiana da Sardenha (Villasimius GC32 Cup), sendo que caberá, mais uma vez, a Toulon a honra de encerrar a temporada da GC32 Racing Tour.

Considerando a dimensão do evento e o que representará para Lagos, a Câmara Municipal de Lagos aprovou, no dia 6 de junho, um apoio financeiro no valor de 50 mil euros a atribuir ao Clube de Vela de Lagos, organizador local desta grande iniciativa desportiva que se desenrolará na Baía de Lagos.