A Câmara Municipal de Loulé vai assinalar a Quinzena do Ambiente e Oceanos no âmbito das duas efemérides - Dias Mundiais do Ambiente (5 de junho) e dos Oceanos (8 de junho) - com um conjunto muito diversificado de ações e atividades de caráter ambiental, que terão como objetivo comum informar e sensibilizar a população (escolar e público em geral) para a preservação do ambiente e salvaguarda dos oceanos e seus recursos naturais.

No dia 7 de junho, pelas 18h, é apresentado no palco do Cine-Teatro Louletano o trabalho final do projeto ambiental «Sob Estrelas», projeto de criação artística e dança, arte e educação de e para a comunidade, que nasce com base na relação do Homem com o Ambiente. Criado, coreografado e encenado por Inês Mestrinho e integrado no Plano de Atividades de Educação Ambiental do Centro Ambiental, «Sob as Estrelas» é dirigido ao público escolar e público em geral e conta como parceiros com a Associação Almargem – Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve e UNIR – Associação dos Doentes Mentais Famílias e Amigos do Algarve.

Com o intuito de sensibilizar o público escolar para a importância do papel que os oceanos desempenham no nosso Planeta, na manhã do dia 13 de junho, a Câmara Municipal de Loulé, em parceria com a Marina de Vilamoura/Grupo Vilamoura World, realizará um passeio a bordo do «Vital», um catamarã de 15 metros de comprimento cedido pelos Cruzeiros de Vilamoura. A ação conta com a participação de 20 alunos do 1.º Ciclo da Escola EB 1 N.º 3 de Loulé, que terão a oportunidade de passear ao largo da costa algarvia, desfrutando da paisagem de uma  perspetiva pouco habitual, uma vez que,  para a maioria das crianças, este passeio representará a estreia a bordo de uma embarcação.

À semelhança de anos anteriores, esta ação de sensibilização ambiental contará com a colaboração do Zoomarine através da presença de um educador que abordará, de uma forma lúdica e pedagógica (através de jogos), temas como a problemática da poluição existente nos mares e os impactes negativos da pesca no ecossistema marinho com captura acidental de espécies não-alvo (como os golfinhos, tartarugas, leões-marinhos, entre outros). A manhã comemorativa terminará com um lanche ainda ao largo da costa e com a declaração em grupo como «Defensores dos Oceanos», onde cada participante receberá o respetivo certificado e cartão dourado e um boné «Defensor do Ambiente».

Com o intuito de complementar as visitas interpretativas de fauna e flora realizadas na Paisagem Protegida Local da Fonte Benémola e aproveitar o importante trabalho de anilhagem de aves que tem vindo a ser desenvolvido neste local, será realizada, também no dia 13 de junho, mais uma ação «Vem Descobrir as Aves na Fonte Benémola» do Centro Ambiental, onde os alunos participantes serão convidados a assistir a uma sessão de anilhagem científica de aves. A anilhagem de aves tem como intuito a obtenção de um conhecimento mais aprofundado relativamente às espécies existentes no local, nomeadamente as residentes e as migradoras estivais que nidificam nesta zona.

Neste contexto, os alunos partirão à descoberta do mundo das aves, onde acabarão por perceber a importância do trabalho de anilhagem, como a mesma deve ser feita e qual o seu papel para um maior conhecimento dos hábitos das aves e, consequentemente, a sua importância para a compreensão de todo o ecossistema, despertando-os também para a descoberta da biodiversidade (fauna e flora) desta Área Protegida e motivando-os a envolverem-se na Conservação da Natureza.

Finalmente, para o dia 20 de junho estão previstas as Jornadas Ambientais na Praia de Vilamoura, com os alunos do 1.º Ciclo da Escola EB1 das Benfarras. Os jovens participarão em dois jogos de sensibilização ambiental, nomeadamente numa estafeta para «Separação de Resíduos» e em perguntas e respostas em torno do tema «A Poluição dos Oceanos».