A 7.ª edição do Festival Pé na Terra realiza-se na Fuseta, de 14 a 17 de junho, tendo como tema a «Mãe Natureza». À semelhança dos seis anos anteriores, o festival pretende trazer a esta vila piscatória do concelho de Olhão um misto de culturas, concertos musicais e oficinas de danças, de países lusófonos que atraem muitos visitantes/participantes de toda a Europa.

Este ano, o objetivo é aliar a cultura à mobilização para causas ambientais e sociais, trazendo à consciência - tanto do público como dos próprios moradores da Fuseta - a importância do cuidado para com o meio em que habitamos e mais especificamente com o espaço da vila, onde irão ser promovidas algumas atividades de entretenimento como forma educativa, buscando unir todos em prol desta causa. O conceito «Mãe Natureza», em termos práticos, procura chamar a atenção para o momento em que vivemos, onde a sustentabilidade também pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras, podendo ter legitimidade em pequenas iniciativas, gerando movimentos de micropolíticas.

Isso mesmo tem sido efetuado no Festival Pé na Terra ao longo dos anos, onde tem sido demonstrada uma preocupação com o próprio espaço, ao adotar o uso do copo ecológico, feito de material 100 por cento reciclável, 25 vezes menos poluente, contribuindo para a redução da produção de resíduos. A decoração do recinto também é feita de matérias vindas da reutilização de materiais recicláveis. Para assinalar a sétima edição serão plantadas sete árvores (jacarandá, nespereira, abacateiro, lima, figueira, amendoeira e laranjeira) no espaço envolvente à Zona Ribeirinha da Fuseta.

Em termos culturais e musicais, o festival terá variados workshops de danças afro-brasileiras, como o maracatu, samba, quizomba, semba, funaná, forró, yoga. No palco principal, instalado na Zona Ribeirinha da Fuseta, vão atuar diversos nomes da música popular afro-brasileira, mas o destaque vai para o português (descendente de brasileiros) Tiago Nacarato, com concerto na sexta-feira, dia 15 de junho. Na quinta-feira (dia 14) atuam Marília Schanuel e Humberto Araújo & Choro Criôlo, no sábado (dia 16), Fogo – Fogo e Bastião e, no domingo, dia 17, estarão em palco Diego Oliveira, Maurício Tizumba e Coisa de Zé. 

Um dos pontos altos do festival acontecerá no sábado, a partir das 19h30, com um desfile de maracatu pelas ruas da Fuseta. O Festival Pé na Terra conta com o apoio da União de Freguesias de Moncarapacho e Fuseta e é gratuito para os residentes na freguesia.