A tradição dos Santos Populares volta a encher de cor e alegria as noites de junho em Portimão, com os célebres desfiles das Marchas e os Arraiais levados a cabo pelas coletividades locais. A 19.ª edição das Marchas Populares já começou a encantar residentes e turistas, saindo pela primeira vez à rua no dia 8 de junho, com a participação de quatro coletividades do município: o Sporting Glória Ou Morte Portimonense; o CIRM - Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense; a Sociedade Recreativa Figueirense; e a Marcha da Vila de Alvor. A Marcha Infantil do CIRM também participa com dezenas de crianças que desde o mês de abril se preparam para os desfiles agendados.

Como de costume, o movimento associativo festeja em massa as marchas no concelho, um evento que tem uma enorme adesão popular e que é visto por milhares de pessoas. O espírito de vizinhança também está presente, com Portimão a convidar quatro Marchas dos concelhos vizinhos para desfilar nas quatro sextas-feiras de junho, designadamente a Marcha do Centro Comunitário Duna-Caslas/ Meia Praia Lagos, a Marcha da Associação Grupo de Amigos da Pedreira, a Marcha de Odiáxere e a Marcha Popular Nova Juventude de Silves.

O primeiro desfile aconteceu na Zona Ribeirinha de Portimão, a 8 de junho, mas antes disso as Marchas concentraram-se na Praça da República (Alameda), o ponto de encontro de eleição deste Verão que receberá eventos de várias índoles. O segundo desfile está agendado para o dia 15 de Junho, no Adro da Igreja da Mexilhoeira Grande e, no dia 22 de junho, o desfile realiza-se na Zona Ribeirinha de Alvor e pelas ruas pitorescas da vila. O culminar desta grande festa terá lugar no dia 29 junho, na Praia da Rocha, com o percurso pela Avenida Tomás Cabreira, a começar no Miradouro e a terminar na Fortaleza de Santa Catarina.

Esta edição das Marchas Populares de Portimão reúne cerca de 500 participantes, entre marchantes, coreógrafos e figurinistas, que mais uma vez vestem o espírito do associativismo e dão largas à imaginação e ao espírito popular, evocando vários temas ligados ao património sociocultural e às tradições do Algarve. A par dos desfiles, a música ecoa igualmente pelas ruas, como se constata com «A Mexilhoeira» pela Marcha Infantil do CIRM, os «Faróis» pela Marcha da Sociedade Recreativa Figueirense, «Fumeiro» pela Marcha da Vila de Alvor, «A Lenda do Pote de Ouro» pela Marcha do Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense e o «Jardim 1.º Dezembro» pela Marcha do Sporting Glória ou Morte Portimonense.

Na tradição dos Santos Populares, os Arraiais em Portimão fazem também furor e o Clube União Portimonense e a Sociedade Vencedora Portimonense unem esforços para criar um ambiente alegre repleto de cores, luzes e música, que se mistura com o fumo das sardinhas assadas na brasa, abafando o cheiro dos manjericos decorados nas mesas. A iniciativa é organizada pelo Município de Portimão em conjunto com a Freguesia de Portimão, Junta de Freguesia de Alvor, Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Filipe da Palma

Leia a reportagem completa em:
https://issuu.com/danielpina1975/docs/algarve_informativo__159