O desfile das Marchas Populares, um dos mais típicos e característicos eventos culturais da cidade de Quarteira, voltou a mostrar, na noite de 12 de junho, o forte bairrismo desta antiga comunidade piscatória. Os festejos dos Santos Populares, neste caso do Santo António, levaram ao Calçadão Nascente milhares de visitantes que se deliciaram com esta verdadeira manifestação etnográfica ligada ao mar, nomeadamente os trajes, as músicas e as coreografias dos grupos participantes.

Centenas de figurantes quarteirenses fazem deste desfile um dos maiores eventos do género no sul de Portugal e um dos principais cartazes turísticos do Algarve nesta altura do ano. Em 2018 participam sete marchas em representação das artérias e bairros da cidade. A emblemática Rua da Cabine, que em 2017 participou também no desfile alfacinha, em plena Avenida da Liberdade, trouxe este ano o tema «Os Sobrinhos da Ti Anica», enquanto as crianças e jovens da Fundação António Aleixo homenagearam novamente as gentes do mar, com «A Varina e o Pescador». A Marcha da Rua Gago Coutinho prestou homenagem às fundadoras desta que é uma das marchas pioneiras em Quarteira, com «A Nova Era – Tributo às Origens», ao passo que a Marcha Poeta Pardal este ano cantou o Algarve, em «Coração do Algarve, Quarteira, linda Quarteira», com todos os seus costumes e património, que vão do mar ao Alentejo.

Prosseguindo com o alinhamento, a Marcha da Rua Vasco da Gama fez uma retrospetiva de 26 anos de existência com o tema «Reviver Vasco da Gama»; «Piquenique à Portuguesa» foi o mote para o desfile das meninas e jovens raparigas do grupo Florinhas de Quarteira; finalmente, a Rua do Outeiro fez mais uma aparição cheia de alegria neste evento com «Quarteira em Festa», que foi igualmente uma homenagem aos quarteirenses que sempre acarinharam as suas marchas.

As Marchas Populares voltam a percorrer o Calçadão Nascente nos dias 23 e 28 de junho, para se festejar o São João e o São Pedro, em mais uma organização da APROMAR – Associação Promotora das Marchas de Quarteira, Câmara Municipal de Loulé e Junta de Freguesia de Quarteira.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

Leia a reportagem completa em:
https://issuu.com/danielpina1975/docs/algarve_informativo__159