O Município de Alcoutim vai avançar com um loteamento de carácter habitacional na aldeia de Martim Longo, tendo o projeto de execução sido aprovado, no dia 27 de junho, em reunião do executivo. Inserido numa zona habitacional a norte do núcleo urbano, junto à Escola Básica Integrada de Martim Longo, ao Pavilhão Desportivo e à Piscina Municipal, o terreno a intervencionar tem uma área total de 20 mil metros quadrados.

A operação de loteamento tem como objetivo a implementação de um conjunto de 26 lotes, exclusivamente para uso habitacional, junto à 2.ª Fase da Avenida de Acesso à EBI de Martim Longo. A zona habitacional será organizada e estruturada por um plano regular de arruamentos onde existem diversas bandas de lotes. Nos arruamentos projetados, que terão uma largura de 4,50 metros, prevê-se um sentido de circulação. No projeto existem parqueamentos de estacionamento público em faixa própria ao longo dos arruamentos, num total de 85 lugares, e estacionamento privado no interior de cada lote.

Os materiais a utilizar, nos arruamentos e passeios, serão semelhantes aos existentes na zona, ou seja, em calçada irregular de xisto da região, os lancis serão em pedra calcária, já os locais de estacionamento e arruamentos serão alcatroados ou em cubos de granito negro. Toda a zona residencial enquadra um conjunto de zonas verdes com espécies endógenas, com uma área total de 3 mil e 179,69 metros quadrados e espaço infantil, com posterior implantação do respetivo equipamento. “Com esta medida, a Câmara Municipal procura resolver os conhecidos problemas de falta de habitação para venda ou arrendamento, bem como dos elevados preços das poucas existentes, e que constituem fortes entraves à fixação das camadas mais jovens da população”, refere Osvaldo Gonçalves, presidente da autarquia.

O preço base da empreitada cifra-se em um milhão, 61 mil e 760,40 euros e tem um prazo de execução de 12 meses.