O final da tarde do dia 14 de junho encheu de alegria e juventude o Salão Nobre dos Paços do Concelho de Albufeira, onde o presidente da Câmara Municipal, acompanhado por elementos da vereação, recebeu atletas, treinadores e dirigentes do Guia Futebol Clube para uma justa homenagem pelos resultados alcançados, nomeadamente por se ter sagrado campeão distrital de iniciados, feito inédito na história deste clube que, na próxima época, irá disputar pela primeira vez o Campeonato Nacional da categoria.

O edil albufeirense estava visivelmente satisfeito pelo sucesso alcançado pelo Guia Futebol Clube (GFC), tendo entregue ao presidente e vice-presidente da direção do clube, João Santos e Ana Maria Rosa, respetivamente, uma escultura em pedra que serviu para marcar simbolicamente um momento de grande significado na vida da coletividade, enquanto a equipa técnica e os jogadores foram agraciados com a medalha da cidade e uma publicação alusiva à história do concelho. “Desde que assumi a presidência, comprometi-me a receber nos Paços do Concelho todos os clubes campeões regionais ou que tenham vencido ou venham a vencer alguma prova a nível nacional e esta é terceira vez que o estou a fazer, o que é uma enorme honra para mim pessoalmente e para o concelho que represento. Desta forma continuamos a posicionar-nos nos lugares cimeiros das classificações desportivas e a levar o nome de Albufeira mais longe. No final de maio recebemos o Imortal, campeão nacional da Proliga, e o Ferreiras, campeão distrital de futebol do Algarve, e hoje estamos aqui para dar os parabéns ao Guia Futebol Clube”, destacou José Carlos Rolo.

O autarca sublinhou o papel preponderante dos treinadores na formação dos jovens, nomeadamente no que diz respeito à transmissão de valores como a tolerância, a justiça, o rigor, a pontualidade, fundamentais para se viver em comunidade. “Por isso, é cada vez mais importante que os treinadores tenham a formação técnica necessária, mas também competências a nível educativo e pedagógico”. Dirigindo-se aos jovens atletas, José Carlos Rolo desejou-lhes a continuação do sucesso alcançado, tendo realçado ainda que “os dirigentes, treinadores e equipa médica estão perfeitamente conscientes do enorme esforço da Autarquia no sentido de apoiar o trabalho dos clubes, mas é importante que também os jovens tenham conhecimento desta realidade e que assumam com responsabilidade os seus compromissos para que valha a pena fazer este investimento”.


Em 2017, o Município de Albufeira disponibilizou uma verba de aproximadamente 230 mil euros destinada ao apoio direto aos clubes e coletividades do concelho, no âmbito dos Contratos-Programa (para além do apoio logístico, transportes, cedência de instalações), verba que o autarca faz questão de esclarecer que “não considera ser uma despesa, mas um investimento no futuro das novas gerações”. A subida da equipa ao Campeonato Nacional de Iniciados implica um aumento das despesas, situação que José Carlos Rolo disse que iria ter em consideração para, dentro da medida do possível conseguir dar resposta às necessidades do Clube.

Já o presidente do Guia Futebol Clube explicou que a vitória não surgiu de um momento para o outro, mas que resultou de um percurso iniciado pela anterior direção, mais concretamente da atual vice-presidente, Ana Maria Rosa, que “numa altura de enormes dificuldades financeiras teve que tomar decisões difíceis, nomeadamente acabar com alguns escalões e com a equipa sénior – que é sempre a imagem principal de um clube – tendo apostado na formação e nos escalões jovens, o que como se viu acabaria por dar frutos”. E os bons resultados estão à vista, no próximo ano a equipa de iniciados do GFC vai disputar o Campeonato Nacional. “Esta foi uma época muito boa, com excelentes resultados também ao nível de outras equipas e outros escalões, com destaque para a equipa sénior que regressou à 1.ª Divisão, sendo também de frisar que somos o único clube a ter uma equipa feminina a disputar a modalidade na região”.    

Mas é no futuro que João Santos, o atual presidente, tem os olhos postos, assumindo o compromisso de continuar a enfrentar os desafios com trabalho e dedicação. “Muitos destes atletas irão continuar nos iniciados, outros irão transitar para os escalões de juvenis, e aqui fica o desafio para que no próximo ano possamos estar aqui novamente a ser recebidos como campeões do Algarve”, concluiu.