A Câmara Municipal de Silves, através do setor da Ação Social, disponibiliza aparelhos do serviço «Helpphone Assistência 24h», que dispõe de valências de apoio à pessoa idosa, possibilitando o contato com técnicos especializados, de acordo com as necessidades de cada utente, ajudando a preservar a sua autonomia garantindo alguma segurança e tranquilidade.

O aparelho possui um botão que permite com facilidade acionar os serviços de apoio, transmitindo a chamada à unidade base, na qual o utente é reconhecido imediatamente pelo operador, uma vez que dispara no monitor central toda a informação referente à pessoa que dispõe do aparelho. O operador atende a chamada e estabelece comunicação por voz com o utente, tomado conta das suas necessidades e atuando em conformidade.

Para adquirir o aparelho «Helpphone» a pessoa idosa necessita de ter idade igual ou superior a 65 anos e viver em situação de isolamento. Para efetuar o pedido deste equipamento, basta contatar o setor de ação social da autarquia silvense.