A Câmara Municipal de Portimão apresenta em junho (dia 16) e agosto (dia 8), no Areal da Praia da Rocha (frente ao Hotel Júpiter/Hotel da Rocha), dois concertos de Verão ao ar livre para celebrar a atribuição do Prémio Portugal Cinco Estrelas 2018 a uma das mais bonitas praias do Algarve – a Praia da Rocha. Com a conquista desta distinção, que contou com a participação de 205 mil e 895 consumidores, os vencedores «Portugal Cinco Estrelas» passam a integrar um conjunto restrito de referências no nosso país que se destacam pela excelência e elevado nível de satisfação junto dos consumidores, contribuindo para a promoção deste ícone nacional eleito na categoria «Praias».

No dia 16 junho, em homenagem à celebração da água, a Orquestra Filarmónica Portuguesa apresenta um programa constituído por: Claude Debussy, «La Mer» (O Mar) | Monty Norman, 007 | Samuel Barber, Adágio | Klaus Badelt, Piratas das Caraíbas | John Williams, Higlights | Ravel, Bolero | Maestro, Osvaldo Ferreira. A Orquestra Filarmónica Portuguesa foi fundada, em maio de 2016, por Osvaldo Ferreira e Augusto Trindade, integrando um conjunto de músicos de elevado padrão técnico e artístico. A orquestra produz concertos sinfónicos, ópera e cria conexões com outros géneros artísticos, numa procura constante de desenvolver eventos e espetáculos criativos. 


No dia 8 agosto, pelas 19h30, é a vez da Orquestra Clássica do Sul apresentar um concerto de música clássica em pleno areal da Praia da Rocha. Fundada em 2002 como Orquestra do Algarve, tornou-se Orquestra Clássica do Sul em setembro de 2013, com o objetivo de levar a sua missão às regiões do Algarve, do Alentejo e da Península de Setúbal em Portugal e da Andaluzia em Espanha, oferecendo uma programação diversificada e de elevada qualidade artística. A Orquestra Clássica do Sul apresenta ciclos de concertos com maestros e solistas nacionais e internacionais, numa programação que inclui obras do barroco ao contemporâneo, para além dos tradicionais concertos em ocasiões festivas.

A iniciativa «Música à beira mar na Praia da Rocha – Portugal Cinco Estrelas 2018», organizada pela Câmara Municipal de Portimão, tem como objetivo proporcionar à população e aos visitantes uma experiência diferenciadora, valorizando e dinamizando a Praia da Rocha, que sempre foi e será um dos principais cartões-de-visita desta cidade.