Header AD

header ads

Novo projeto desafia a transformar o plástico num benefício para a comunidade



O Lidl Portugal, a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), a Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos (Amb3e), a Quercus e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) lançam um desafio para este Verão, que tem o objetivo de sensibilizar para a importância de um comportamento mais responsável em relação aos materiais plásticos e para os princípios da economia circular. A iniciativa irá percorrer as praias de norte a sul do país, arrancando, no dia 15 de junho, na Praia da Rocha e na Praia dos Pescadores, em Albufeira.

O «TransforMAR» irá estar em 14 praias nas quais disponibilizará um depósito próprio onde os veraneantes deverão colocar o seu plástico – o plasticódromo – para que o mesmo possa ter uma nova vida e não acabe no mar. O depósito permanecerá uma média de três dias em cada praia e terá a particularidade de informar o número de artigos recolhidos a cada hora, dando ainda a conhecer à comunidade o respetivo peso em quilos, a cada novo dia.

Motivados pelos princípios da economia circular e com o objetivo de que todos os resíduos de plástico gerados ou encontrados num dia de praia sejam depositados no plasticódromo, este projeto Lidl assegura que os plásticos recolhidos serão transformados em aparelhos de circuito de atividade física, entregues às respetivas praias onde decorreu a recolha. A escolha deste novo destino atribuído ao plástico parte do propósito de aliar estilos de vida saudáveis a escolhas responsáveis. Também neste sentido, o projeto «TransforMAR» acompanhará o calendário do Campeonato Nacional de Voleibol de Praia, da Federação Portuguesa de Voleibol.

Esta ação em praia tem ainda uma componente que pretende reconhecer e distinguir o bom comportamento dos veraneantes. Aqueles que demonstrarem ter uma boa conduta ambiental, uma correta proteção solar e um cuidado apropriado com a exposição ao sol na praia, poderão ser «descobertos» pelos olheiros do Lidl Portugal, sendo premiados com vales de desconto nas lojas Lidl, entre outros prémios. “Este projeto está totalmente alinhado com a nossa aposta no meio ambiente e na contribuição para a adoção de comportamentos mais sustentáveis, seja do negócio, seja das comunidades. Apostamos na promoção de processos para a correta gestão de resíduos, na promoção da economia circular e também através do nosso compromisso de reduzir o consumo de plástico em 20 por cento até 2025 e integrar 100 por cento plástico reciclado nas nossas embalagens antecipando desta forma as medidas da união europeia”, salienta Vanessa Romeu, diretora de Comunicação Corporativa do Lidl Portugal.

A responsabilidade da operação de recolha e reciclagem dos resíduos de plástico é assegurada pela Amb3E, gestora da Rede Electrão, que é parceira do Lidl desde o início deste novo ano. “A nossa associação ao Lidl vai além da responsabilidade transferida pela gestão dos seus resíduos, é uma identificação com a preocupação de sensibilizar e educar a sociedade para a separação dos plásticos e para a sua reciclagem. O projeto «TransforMAR» é uma iniciativa que corporiza esta intenção partilhada”, considera Pedro Nazareth, Diretor Geral da Amb3E.

De acordo também com Carmen Lima, Coordenadora do Centro de Informação de Resíduos da Quercus, “numa época em que o paradigma da reutilização dos plásticos está a entrar numa nova fase, e onde é cada vez mais importante envolver os consumidores numa utilização mais consciente dos recursos, iniciativas como esta, que promovam o desvio dos plásticos do mar ou dos aterros para operações de reciclagem, são sempre importantes para promover a economia circular em Portugal”. Também a Agência Portuguesa do Ambiente se associa a esta iniciativa por a considerar “um contributo importante na sensibilização dos veraneantes para a redução do lixo marinho, em particular do plástico”.

Novo projeto desafia a transformar o plástico num benefício para a comunidade Novo projeto desafia a transformar o plástico num benefício para a comunidade Reviewed by Daniel Pina on junho 13, 2018 Rating: 5

Publicidade