Decorreu, no dia 8 de junho, no auditório da Biblioteca Municipal José Mariano Gago, mais uma reunião da Investalgarve – Rede Regional de Apoio ao Desenvolvimento Económico Regional. Organizada pela Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), com o apoio da Câmara Municipal de Olhão, a reunião discutiu o tema «Algarve 2030 – Perspetivas Financeiras para o Próximo Período de Programação de Fundos Estruturais» e incluiu a apresentação do ponto de situação dos vários projetos regionais.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) – Algarve apresentou em primeira mão os resultados das consultas públicas realizadas entre abril e maio em Vila Real de Santo António, Portimão e Faro, que apontam uma visão participada do que as instituições e pessoas do Algarve esperam para o próximo período de programação dos fundos estruturais. Aquiles Marreiros, técnico da CCDR Algarve, liderou o painel que incorporou nas discussões um olhar local sobre as questões do desenvolvimento do território do Algarve. A inovação, a sustentabilidade, a coesão territorial e a cultura foram os domínios que se esperam priorizados no programa Algarve 2030.

A Câmara de Olhão foi representada pelos seus técnicos e pela vereadora Gracinda Rendeiro, que considerou que “o tratamento dado à programação dos fundos estruturais, no âmbito da iniciativa Algarve 2030, mostra a maturidade com que o tema vem sendo tratado e prova disso é este auditório cheio e participativo”.