O Ombria Resort encontra-se a instalar um inovador sistema de geotermia para responder às necessidades de aquecimento e arrefecimento interior, à produção de águas quentes sanitárias e ao aquecimento da água das piscinas do complexo hoteleiro — que inclui o hotel Viceroy at Ombria Resort, 65 apartamentos turísticos para venda (Viceroy Residences), restaurantes, centro de conferências, o Clubhouse do campo de golfe, Spa, entre outras infraestruturas. Trata-se, por isso, de um projeto único e inovador no âmbito da utilização de bombas de calor geotérmico em Portugal, que ficará a cargo da Synege, empresa portuguesa especializada em consultoria e projetos nas áreas da engenharia, geologia e energia.

O sistema de geotermia é sustentável e utiliza a energia renovável existente sob a forma de calor no subsolo terrestre. Permutadores de calor instalados no subsolo permitirão a transferência de calor para bombas de calor geotérmicas, mas o equipamento é reversível, ou seja, pode ser utilizado para arrefecimento ou aquecimento de ambientes interiores, bem como para a produção de águas quentes sanitárias ou o aquecimento de piscinas. Desse modo, o sistema geotérmico funcionará em modelo de aquecimento no Inverno e de arrefecimento no Verão, existindo um razoável equilíbrio térmico ao nível global do empreendimento e do subsolo. 




Apesar de pouco implementada em Portugal, a geotermia de baixa profundidade apresenta provas dadas em diversos países no norte da Europa e nos EUA e uma das suas principais vantagens é a promoção do desenvolvimento sustentável da utilização energética. Para além disso, este sistema contribui para uma redução significativa das emissões de dióxido de dióxido de carbono, uma vez que se trata de um sistema com grande contributo renovável, com limitado recurso a combustíveis fósseis e sem emissão de gases ou fumos para a atmosfera. “As bombas de calor geotérmicas apresentam uma eficiência particularmente elevada devido à temperatura praticamente constante da fonte de calor (o subsolo), permitindo que os equipamentos sejam utilizados quase sempre em ótimas condições e com coeficientes de performance muito bons”, explicou Pedro Madureira, responsável pela equipa técnica da Synege, acrescentando ainda que, “sendo uma energia renovável com eficiência energética comprovada, as bombas de calor geotérmicas possibilitam a redução das emissões de gases com efeito de estufa e permitindo um consumo mais sustentável”

Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé, e Ville Tallbacka, Diretor de Projeto do Ombria Resort

De acordo com Carla Lourenço, Diretora de Serviços da Direção Geral de Energia e Geologia, “o projeto do Ombria Resort constituiu um laboratório de aprendizagem, quer na vertente da instalação do sistema em si, dadas as suas dimensões e soluções preconizadas, quer no desenvolvimento dos procedimentos para o seu licenciamento, que ajudou nos trabalhos conducentes à criação de um quadro normativo coerente e adaptado a esta nova realidade”. “O contínuo acompanhamento da sua exploração poderá, no futuro, vir a esclarecer dúvidas que ainda podem subsistir, permitindo dessa forma uma maior adequação do quadro normativo que se vier a estabelecer e, como tal, resultar num enquadramento ainda mais amigável ao desenvolvimento da utilização desta tecnologia”, destacou.

Julio Delgado, CEO do Ombria Resort, e Ana Palma Viegas

Carla Lourenço enalteceu ainda a perseverança e resiliência dos promotores deste empreendimento que, “face a vários obstáculos que certamente apareceram no caminho, nunca desistiram do projeto do Ombreia Resort, que servirá como exemplo à instalação de novos projetos de geotermia superficial de grande envergadura”. “Desde o início do projeto que definimos como prioridade adotar boas práticas para a promoção de uma eficiência energética de excelência, com respeito pelo ambiente e antecipando a necessidade de todos os edifícios do empreendimento se tornarem Nearly Zero Energy Building, através do aproveitamento de energia renovável com um mínimo impacto ambiental”, referiu, por sua vez, Julio Delgado, Diretor Geral do Ombria Resort. “O Ombria Resort pretende ser pioneiro de uma nova geração de Resorts em que o ambiente é um eixo estratégico no seu ADN. Todo o nosso projeto foi estruturado tendo como intuito ser uma referência enquanto resort Eco-friendly na Europa, queremos demonstrar as nossas intenções com atos concretos e este é um deles”, salientou o CEO do Ombria Rosort.


Julio Delgado, CEO do Ombria Resort, Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé, Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve e Margarida Correia, presidente da Junta de Freguesia de Querença, Tôr e Benafim

Estamos na presença de um sistema completamente seguro, uma vez que serão utilizados circuitos fechados, em que circula fluido inócuo do ponto de vista ambiental, não existindo qualquer contacto com o subsolo. O respeito pelo meio ambiente estende-se também ao material utilizado no enchimento do furo, que é um material inerte, ao material do permutador de calor que é extremamente resistente, e mesmo no processo de perfuração serão utilizadas sondas que, enquanto perfuram, revestem o furo evitando a migração de diferentes camadas do subsolo. Por todos estes motivos é um projeto que agrada a Vítor Aleixo. “Localiza-se numa zona ambientalmente sensível e nota-se da parte dos promotores do empreendimento uma preocupação em respeitar os valores em presença, daí associar-me com muita satisfação e prazer a este momento. Vai-se aproveitar energia que emana da terra com ganhos ambientais que são óbvios e evidentes”, congratulou-se o presidente da Câmara Municipal de Loulé. “O desenvolvimento atual não pode assentar nos paradigmas que vigoraram no passado, há uma exigência muito grande relativamente às questões ambientais e este empreendimento é disso exemplo. Tem corrido bem a relação entre o Município de Loulé e o Ombria Resort e, apesar de pequenos acidentes de percurso que possam ter acontecido no passado e que já foram ultrapassados, acredito que o projeto vai cumprir com o seu cronograma temporal”.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina