Header AD

header ads

Portimão implementa programas «Aldeia Segura» e «Pessoas Seguras»



O Serviço Municipal de Proteção Civil, em articulação com as Juntas de Freguesia de Portimão e Mexilhoeira Grande, definiu sete aglomerados populacionais referenciados como áreas de risco face ao perigo de incêndio rural - Arão, Monte Canelas, Montes de Cima, Porto de Lagos, Rasmalho, Senhora do Verde e Vale Juncal – onde implementou os programas «Aldeia Segura» e «Pessoas Seguras».

O programa «Aldeia Segura», que consiste na segurança de cada aglomerado, arrancou em janeiro passado, com uma campanha massiva na defesa do espaço rural que incidiu na obrigatoriedade de proprietários procederem à limpeza dos espaços rurais e implementarem faixas de proteção em torno das suas habitações, complementado pela ação da câmara na criação de uma faixa de 100 metros entre a floresta e as povoações, incitando as entidades responsáveis no que concerne às vias rodoviárias e ferroviárias, e junto a cabos de média, alta e muito alta tensão. O programa «Pessoas Seguras», que pretende aumentar a resiliência das populações contra os incêndios rurais, e encontra-se, de igual modo, a ser implementado a nível nacional, está a ser preparado desde o inicio do ano em Portimão e arrancou no dia 7 de junho, com a apresentação dos «Oficiais de Segurança Local» e respetivos substitutos, responsáveis por alertar a população e dinamizar a sensibilização dos seus concidadãos, zelando pela evacuação dos aglomerados em caso de perigo, de acordo com os caminhos sinalizados para locais de refúgio seguros, antecipando a chegada dos meios de socorro. A estes «Oficiais de Segurança Local» foi entregue um equipamento individual que os identifica em situações de emergência.

Seguem-se duas ações de sensibilização e esclarecimento abertas à população em geral, que terão lugar nos dias 17 de junho, pelas 16h, na Casa de Pasto Riba e Serra, no Rasmalho, e no dia 23 de junho, 11h, no Restaurante Fonte da Pedra, no Monte Canelas. No final do mês de junho está ainda agendado um exercício de âmbito municipal que pretende testar o aprontamento do dispositivo de resposta a incêndios rurais em Portimão, e testar os procedimentos de emergência e evacuação da população em cada aldeia.

Os programas «Aldeia Segura» e «Pessoas Seguras» surgem do protocolo assinado entre a Autoridade Nacional de Proteção Civil, a Associação Nacional e Municípios Portugueses e a Associação Nacional de Freguesias, e tem como objetivos incentivar à participação das populações e reforçar a consciência da responsabilidade partilhada, contribuir para a salvaguarda de pessoas e bens, e implementar estratégias de proteção para aglomerados populacionais.



Portimão implementa programas «Aldeia Segura» e «Pessoas Seguras» Portimão implementa programas «Aldeia Segura» e «Pessoas Seguras» Reviewed by Daniel Pina on junho 14, 2018 Rating: 5

Publicidade