A partir do dia 30 de junho, a Administração Regional de Saúde do Algarve e a Cruz Vermelha Portuguesa vão disponibilizar 31 Postos de Saúde de Praia ao longo da costa algarvia, com o objetivo de assegurar cuidados de saúde de enfermagem e dar resposta a situações clínicas de menor gravidade que possam ser tratadas no local, ou, em caso de necessidade, encaminhar o utente para uma unidade de saúde mais adequada. Os Postos de Saúde de Praia vão funcionar até 16 de setembro, com o horário de atendimento das 10h às 18h (até 15 de julho) e das 10h às 19h (16 de julho a 31 de agosto), sendo que sete Postos manter-se-ão em funcionamento das 10h às 18h (1 e 16 de setembro).

Os veraneantes podem recorrer aos cuidados de saúde de enfermagem na praia em diversas situações como por exemplo insolações, quebra de tensão, picadas de peixe-aranha ou pequenas escoriações para receberem tratamento no local, evitando deslocações desnecessárias para alguma unidade de saúde. Em caso de necessidade, o Posto de Saúde de Praia funciona também como ponto de esclarecimento e de triagem, sendo o utente encaminhando pelos profissionais de enfermagem para uma unidade de saúde adequada.

Os recursos afetos aos Posto de Saúde de Praia são potenciados através da comunicação por via telefónica entre os enfermeiros dos Posto de Saúde de Praia e o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM, permitindo uma integração adequada com o dispositivo pré-hospitalar.