A Praia da Barreta - Ilha Deserta recebeu o galardão «Praia ZERO Poluição» atribuído pela ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável. O prémio distingue as praias que, ao longo das três últimas épocas balneares, não só tiveram sempre classificação «Excelente», como apresentaram zero valores em todas as análises efetuadas.

A partir de dados fornecidos pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a Associação ZERO identificou, em 2018, 44 praias em Portugal, sendo que, na praia da Barreta, nem sequer houve a deteção de qualquer unidade formadora de colónias. Relembre-se que, já em 2016, a Associação Bandeira Azul da Europa atribuiu à Praia da Barreta o Certificado Internacional de 15 anos de Bandeira Azul (2002/2016, ininterruptamente).


A Praia da Barreta é uma das mais bem conservadas e reservadas praias do Algarve. O acesso faz-se por mar, a partir do Cais da Porta Nova, em Faro (Portas do Mar) e a praia disponibiliza dois apoios balneares, com nadadores salvadores e serviço de aluguer de colmos e espreguiçadeiras, e um apoio de praia, aberto todo o ano (restaurante). O empenho da Câmara Municipal de Faro no combate à poluição, na criação de condições balneares, na educação das gerações mais novas e na sensibilização dos utilizadores das praias do concelho tem sido a base para que, juntamente com os parceiros públicos e privados, com destaque para os concessionários das praias, consiga, ano após ano, certificar todas as praias com a Bandeira Azul, tal como acontecerá este ano, a partir de 28 de junho.

Este é um sinal evidente da importância que o atual executivo liderado por Rogério Bacalhau dedica a toda a costa concelhia e que, já no ano transcto, culminou com a distinção com a Bandeira Praia Acessível para a Praia de Faro e ainda a distinção das quatro praias do concelho com o galardão Praia com Qualidade de Ouro, atribuído pela QUERCUS.