Foram hasteadas, no dia 14 de junho, as Bandeiras Azuis nas praias do concelho de Vila do Bispo, numa cerimónia simbólica que teve início na praia do Burgau, com a vereadora da Câmara Municipal de Vila do Bispo, Rute Silva, a representante da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Élia Cabrita, do Capitão do Porto de Lagos, Conceição Duarte, e do representante do PNSACV, Luís Ferreira.

Cabanas Velhas, Beliche, Burgau, Castelejo, Cordoama, Ingrina, Mareta, Martinhal, Salema, Tonel e Zavial são as praias galardoadas com a Bandeira Azul 2018, símbolo de qualidade e excelência, atribuído pela ABAE - Associação Bandeira Azul da Europa. A ostentação deste galardão representa a qualidade ambiental das praias do concelho, que continua a prestigiar o município de Vila do Bispo enquanto destino turístico. Este símbolo atesta a qualidade das águas balneares do concelho, das infraestruturas de apoio e das ações de informação e educação ambiental realizadas nas praias.

As praias da Salema e do Martinhal viram ainda ser-lhes atribuída, pela ABAE, a bandeira de «Praia Acessível – Praia para Todos», referente às zonas balneares que cumprem um conjunto de condições que permitem o seu uso por todas as pessoas sem que se ponha em causa a idade e as dificuldades de locomoção ou mobilidade, ou seja, dispõe de acesso pedonal, estacionamento ordenado e reservado, de um acesso à zona de banhos, de passadeiras no areal, de instalações sanitárias adaptadas e situadas em local de fácil acesso, de serviços de primeiros socorros e de nadadores-salvadores com formação específica.