A Câmara Municipal de Portimão escolheu o 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, para tornar público que o Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes vai ser retomado já este ano. “A criação do Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes, para além de constituir uma justa homenagem ao respetivo patrono, cuja vida e obra se encontram intimamente ligados a Portimão, ao Rio Arade, ao próprio Algarve, consubstancia uma iniciativa de especial relevância no âmbito da literatura nacional, a qual integra o nosso património cultural imaterial como Pátria e Povo”, justifica o executivo liderado por Isilda Gomes.

Este prémio pretende distinguir trabalhos inéditos, na modalidade novela, com o objetivo de estimular a criação literária e homenagear o grande escritor-Presidente que nasceu em Portimão. Destina-se a todos os autores nacionais, a cidadãos de países de língua oficial portuguesa, cidadãos comunitários e, ainda, a demais cidadãos estrangeiros com situação regularizada de permanência em Portugal. As obras terão de estar escritas em português e ser inéditas.

As obras deverão ser recebidas até ao dia 17 de agosto, na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, Rua Quinta do Bispo, 8500-729 Portimão. O prémio para a obra vencedora será a edição de 300 exemplares da mesma, sendo que será também atribuído ao autor da obra vencedora um prémio monetário no valor de 500 euros. As Normas de Participação estão disponíveis em www.vivaportimao.pt e www.cm-portimao.pt.