Albufeira recebe, a 2 de agosto, a chegada da primeira etapa de estrada da 80.ª Volta a Portugal Santander. O programa do grande evento do ciclismo nacional foi apresentado, no dia 6 de junho, na Sala Azul, um novo equipamento municipal destinado a apresentações de eventos e a exposições.

Esta é a segunda vez na história da Volta, nascida em 1927, que Albufeira marca presença na competição. A primeira vez foi em 2003, no ano de abertura da Marina de Albufeira, numa etapa que terminaria em Tavira, após 175,6 quilómetros, com o triunfo de Cândido Barbosa. A última vez que o pelotão passou pelo Algarve foi há 10 anos, na etapa inaugural. Não admira, por isso, o elevado contentamento e a expectativa que está instalada, uma vez que esta prova comunga da identidade do país e para isso o Algarve tem dado um forte contributo. “Albufeira, pela importância da oferta turística, desempenha um papel importante na região, que tem dado um grande contributo ao ciclismo. Naturalmente que esta prova constitui um fator importante de promoção do nosso destino, assim como da modalidade, que desta forma pode ser apreciada pelos milhares de seguidores, residentes e turistas, que se encontram na região nessa altura do ano”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo.


O autarca é um confesso apreciador da modalidade e destacou “a enorme janela de promoção que aqui se abre, para podermos criar um grande evento e mostrar uma cidade e uma região que devem fazer parte de um dos maiores acontecimentos desportivos nacionais”. Por sua vez, o Diretor da Prova, Joaquim Gomes, salientou que “trazer esta prova para o Algarve será um desafio logístico que encaramos com grande responsabilidade, em parceria com as entidades competentes, nomeadamente a autarquia”. Já o Presidente da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva, defendeu tratar-se de um esforço “que vale a pena”, na medida em que “é uma forma de promoção que, além de valorizar o desporto, dá sempre muita visibilidade aos locais por onde passa, promovendo a natureza, o património e as pessoas”.

O Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, mostrou-se convicto de que “esta etapa vai ser um sucesso em termos de adesão e que o Algarve merece fazer parte do circuito da Volta a Portugal, desde e quando se criem as condições para que tal aconteça, como sucede este ano”. Paulo Freitas, Presidente da Assembleia Municipal, realçou igualmente a importância deste evento, sublinhando que “Albufeira é uma cidade onde o desporto e os grandes eventos se cruzam com frequência, proporcionando grandes momentos de promoção para o município, sendo certo que este será um grande desafio para a cidade”.

A 80.ª Volta a Portugal Santander tem início a 1 de agosto, em Setúbal, e termina a 12, no concelho de Fafe.