A Rota Vicentina vai expandir-se até Lagos e está a recolher contributos para a definição do trilho, através de sessões públicas de apresentação do projeto e das novas etapas. Situada no sudoeste de Portugal, a Costa Alentejana e Vicentina é a mais bem preservada zona costeira do sul da Europa, sendo responsabilidade da Rota Vicentina investir na sua proteção, enquanto se constrói uma oferta turística baseada no modo de vida local, nas paisagens, nos produtos da região, nos serviços de qualidade e no bem-estar da comunidade.

Dentro deste território, a Rota Vicentina gere uma rede de percursos pedestres que totalizam 450 quilómetros para caminhar e desafia Portugal e o mundo a pensar a sério nos caminhos da sustentabilidade. E, de acordo com Marta Cabral, Presidente da Direção da Associação Rota Vicentina, “é possível unir uma região num projeto comum, um projeto ecológico, sustentável e integrado”. Na sessão de apresentação do projeto que decorreu, no dia 8 de junho, em Lagos, ficou-se a saber que foram contabilizados 23 mil caminhantes em 2017 neste percurso e que o trilho Porto Covo – Odeceixe foi o mais utilizado.

Segundo a Rota Vicentina, prevê-se que o futuro trilho de Lagos possa apresentar um número superior ao do trilho Porto Covo – Odeceixe. O trilho de Lagos – Sagres ainda não está definido, sendo que estão atualmente a recolher contributos e sugestões, “mas a ideia é inaugurá-lo até ao final deste ano”, adiantou Marta Cabral. A terminar, a responsável da Rota Vicentina deu ainda a conhecer os novos recursos e investimentos feitos para oferecer no decorrer deste ano, designadamente: 300 quilómetros de novos percursos pedestres, incluindo percursos circulares e melhorias no Trilho dos Pescadores; experiências culturais e visitas com a comunidade local, que representam a identidade tradicional e contemporânea da região; turismo acessível, com utilização dos trilhos por turistas com mobilidade reduzida e uma extensa rede de trilhos de BTT.

Por parte da Câmara Municipal de Lagos, a Presidente Maria Joaquina Matos deu publicamente os “parabéns a este grande projeto”, deixando a certeza que “a autarquia fará tudo o que estiver ao seu alcance para que a Rota continue a ser um sucesso e que o trilho de Lagos possa ser o melhor do mundo”.