Teve lugar, no dia 7 de junho, em Albufeira, o sorteio para distribuir as 49 mesas pré-finalistas pelas sete galas eliminatórias a emitir pela RTP, durante o Verão, das «7 Maravilhas à Mesa». As transmissões iniciam-se logo a seguir ao término do Campeonato do Mundo de Futebol da Rússia e incluem ainda um programa em jeito de balanço do concurso, na ilha do Pico, nos Açores. A Gala Final, onde serão declaradas as sete vencedoras, realiza-se em Albufeira, a 16 de setembro.

O evento contou com a presença do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, que enalteceu a presença de elementos da Dieta Mediterrânica na grande maioria das mesas a concurso. “Falar de «maravilhas» à mesa remete-nos para sensações e representações que temos à volta da mesa. Esta edição não diz respeito só à gastronomia, mas ao saber fazer, ao sentirmos que há cultura por detrás da mesa e essa cultura está muito ligada ao Mediterrâneo. A Dieta Mediterrânica, Património Cultural Imaterial da Humanidade, está a ser valorizada nesta iniciativa das «7 Maravilhas» com uma matriz mediterrânica em todo o país e todas as mesas que aqui se apresentam”, enfatizou Miguel Freitas. 




Luís Segadães, Presidente das «7 Maravilhas»

Albufeira e a Praia dos Pescadores vão ser o cenário final da grande revelação, o que deixa José Carlos Rolo bastante orgulhoso e satisfeito. “É um evento que vai com certeza desempenhar um importante papel na promoção do nosso território. Albufeira é um destino turístico de referência e queremos aproveitar esta janela para divulgar o nosso concelho, mas também os nossos costumes e tradições, associados à gastronomia e ao património. É uma excelente oportunidade para mostrar uma Albufeira talvez não tão mediática, mas que merece ser conhecida e explorada”, considera o presidente da Câmara Municipal de Albufeira. José Carlos Rolo confessou ainda ter assistido a praticamente todos os programas da edição do ano transato das «7 Maravilhas», não estivesse a aldeia de Paderne entre as finalistas, falando de “um trabalho extraordinário” da parte da organização e de “um verdadeiro serviço público” prestado pela RTP.

O potencial de afirmação territorial e nacional de Portugal por via deste concurso foi também realçado por Luís Segadães, Presidente das «7 Maravilhas». “Estamos cada vez mais a solidificar a rede e o roteiro que se cria com as «Maravilhas» eleitas a cada ano, nas várias vertentes turísticas em que Portugal se distingue. Basta ver a repercussão económica da eleição das «7 Maravilhas de Portugal – Aldeias», por exemplo em Sistelo, onde aconteceu uma autêntica revolução, com criação de negócios de restauração, de alojamento e animação turística e onde as pessoas estão a acompanhar essa mudança”, apontou o responsável pelo concurso, adiantando ainda que esta eleição “vai promover a verdadeira experiência de comer e beber a uma mesa portuguesa, razão pela qual somos cada vez mais um destino turístico de referência”. “Desta eleição vão resultar, não uma, mas sete mesas representativas do nosso país”, sublinhou. 


José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Leandro,
proprietário do Hotel Alísios e o conhecido cantor Tony Carreira

Luís Segadães confirmou, entretanto, que a edição deste ano das «7 Maravilhas» encerra uma maior complexidade em relação ao passado. “Antigamente íamos fotografar e filmar aquilo que já se encontrava nos territórios. Este ano houve uma maior preparação, teve que se juntar o que se come e bebe com o que se passeia, criou-se um produto diferente e bastante apelativo. Tenho que agradecer a todos aqueles que aceitaram este desafio, com grande empenho e qualidade”, salientou o mentor do concurso, revelando ainda que as «7 Maravilhas de Portugal – Aldeias» foi o programa em que o público mais votou em toda a história da televisão portuguesa. 

O processo segue o percurso de anos anteriores, contando com a votação de um painel de especialistas na longa lista de candidaturas, de onde resultou o lote dos 49 pré-finalistas. Todo o processo tem o acompanhamento e supervisão de um Conselho Científico e a votação é auditada pela PwC. As 49 mesas pré-finalistas vão ser votadas pelo público em sete galas para eleger as «7 Maravilhas à Mesa», que começam a ser emitidas a partir de 22 de julho pela RTP. De cada uma das sete galas saem duas mesas finalistas, num total de 14, que serão depois votadas até à grande Final, que acontece, a 16 de setembro, em Albufeira. 

Fernando Severino, Diretor Regional da Agricultura e Pescas do Algarve, Miguel Freitas,  Secretário de Estado das Florestas e do Reordenamento do Território, José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira e 1.º Tenente Augusto Rebolo, da Delegação Marítima de Albufeira da Capitania do Porto de Portimão

Enquanto as votações não começam, fica-se já a saber a constituição das sete galas do «7 Maravilhas à Mesa»: Gala Reguengos de Monsaraz (22 de julho) – Mesas de Reguengos de Monsaraz, Ponta Delgada, Monchique, Terras da Chanfana, Vila Real, Braga e Almeirim; Gala da Batalha (29 de julho) – Mesas de Batalha, Cacela Velha, Vila de Frades, Guarda, Bragança, Angra do Heroísmo e Aveiro; Gala de Viseu (5 de agosto) – Mesas de Viseu, Lajes do Pico, Tavira, Bairrada ao Mondego, Montalegre, Porto Moniz e Palmela; Gala de Alijó (12 de agosto) – Mesas de Alijó, Lajes das Flores, Albufeira, Beira Serra, Beja, Setúbal e Constância; Gala de Odemira (19 de agosto) – Mesas de Zambujeira do Mar, Madalena do Pico, Loulé, Vila do Bispo, Mirandela, Borba e Funchal; Gala de Tomar (26 de agosto) – Mesas de Tomar, Sintra, Sever do Vouga, São Roque do Pico, Silves, Chaves e Arraiolos; Gala de Lagoa (2 de setembro) – Mesas de Lagoa, Calheta, Tarouca, Monção, Gouveia, Villa Oeiras e Santa Cruz. 

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina