O Rancho Folclórico de São Bartolomeu de Messines participou nas comemorações do Dia de Portugal em Newark e Bethlehem e ainda no edifício-sede das Nações Unidas em Nova Iorque. Esta deslocação aos EUA inseriu-se nas comemorações oficiais do 10 de junho, que se iniciaram em Ponta Delgada (Açores) e que terminaram, no dia 11, com a ida do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ao continente americano, para encerrar o programa que assinalou o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

A delegação do concelho de Silves atuou, no dia 8, no átrio principal do edifício da Assembleia Geral das Nações Unidas e fez uma participação especial no concerto do Dia de Portugal no New Jersey Performing Arts Center, o principal centro cultural de Nova Jérsia. No dia 9, participou nas celebrações (cerimónia do içar da bandeira, desfile e arraial) do Dia de Portugal em Bethlehem, Pensilvânia e nas grandes comemorações populares do Dia de Portugal em Newark, Nova Jérsia, com atuações no Festival de Folclore e desfile na grande Parada do dia 10. Durante esse fim-de-semana, também esteve com a comunidade em clubes luso-americanos de Newark.

O Festival de Folclore fez parte do programa das festas do Dia de Portugal em Newark, no qual participaram nove ranchos luso-americanos, representando na sua maioria as tradições minhotas, mas também um pouco das danças e cantares da faixa litoral do norte e centro do país. O Mês de Portugal nos Estados Unidos é uma celebração dos laços entre os dois países vizinhos através do oceano e da herança comum de inúmeros portugueses que o atravessaram e um convite à descoberta do Portugal, jovem de 900 anos, moderno.

Com este programa, a organização pretendeu valorizar e divulgar as tradições nacionais, nomeadamente as danças populares portuguesas menos representadas no associativismo folclórico luso-americano e, no caso particular, a forma como os algarvios reinventaram as danças de salão novecentistas, sobretudo em São Bartolomeu de Messines, com o conhecido e popular «Estravanca» a ser uma das mais importantes recolhas desta coletividade e do seu património identitário.