A Startup Portimão, incubadora de negócios do município de Portimão, sediada no Autódromo Internacional do Algarve, é também um ponto de encontro para quem quiser experimentar e aprender programação, ao integrar a rede de cidades que em Portugal, e noutros países, dinamiza um grupo de estudo do «Free Code Camp». Deste modo, os empreendedores da Startup Portimão Tiago Fernandes e Jorge Batista começaram a dinamizar, desde final de abril, um grupo de estudo aberto à participação de todos os interessados, cujas sessões acontecem às terças-feiras, a partir das 18h, e de forma totalmente gratuita.

Qualquer pessoa poderá registar-se em https://www.freecodecamp.org/ e fazer todo o currículo e desafios em casa, no entanto, no grupo de estudo «Free Code Camp Portimão» poderá tirar dúvidas e aprender num local com algum apoio. Para tal basta levar o computador, saber ler inglês e ter vontade de aprender a programar. O currículo do «Free Code Camp» é virado para tecnologia web atuais, desde HTML e CSS (front-end) até à aplicação no servido (backend) e também pelo JavaScript e linguagens mais complexas.

O «Free Code Camp» é uma organização sem fins lucrativos que consiste numa plataforma web de aprendizagem interativa, um fórum de comunidade online, salas de bate-papo, publicações Medium e, por outro lado, a nível local, pela dinamização de grupos de estudo que pretendem tornar a aprendizagem de desenvolvimento web acessível à qualquer pessoa.