A Universidade do Algarve volta a destacar-se nos resultados acabados de divulgar pelo U-Multirank 2018, alcançando a classificação máxima, de «Muito Bom», em sete indicadores, designadamente: Spin-offs (Valorização do Conhecimento); Empresas criadas por diplomados (Valorização do Conhecimento); Pós-Doutorados (Investigação); Interdisciplinaridade das publicações (Investigação); Publicações (Investigação); Publicações internacionais conjuntas (Internacionalização); e Diplomados com o grau de mestre a trabalhar na região (Envolvimento regional). Para além disso, a UAlg coloca-se pela primeira vez no Top 10 nacional, na nona posição, num ranking de 29 instituições de ensino superior portuguesas.

Comparativamente ao ano transato, a UAlg passou de «Bom» para «Muito Bom» em três indicadores: Publicações (Investigação), Empresas criadas por diplomados (Transferência de conhecimento) e nos Diplomados com o grau de mestre a trabalhar na região (Envolvimento regional). De salientar ainda que, nos anos anteriores, a investigação, a transferência de conhecimento e a internacionalização já se tinham destacado. “Estes resultados traduzem o resultado da estratégia de desenvolvimento da UAlg, afirmando-a como uma universidade cosmopolita e inovadora, que aposta fortemente na produção de conhecimento e na sua transferência para a sociedade”, considera o reitor Paulo Águas.

Além de melhorar o seu desempenho na investigação, conclui-se com os dados agora divulgados que a Universidade do Algarve incrementou também no envolvimento regional, com os indicadores dos diplomados com o grau de mestre a trabalhar na região (Muito Bom) e diplomados com o grau de licenciado a trabalhar na região (Bom). Não menos importante, a estratégia de promoção da inovação e do empreendedorismo dos seus estudantes mostra agora os seus resultados com o indicador «Empresas criadas por diplomados» (Valorização do Conhecimento) a obter também a classificação máxima.

Este ranking compara mais de 1500 universidades a nível mundial, tendo como base cinco critérios de desempenho: Ensino (Teaching and Learning), Investigação (Research), Transferência de Conhecimento (Knowledge Transfer), Internacionalização (International Orientation) e Envolvimento regional (Regional Engagement). Cada universidade é classificada tendo em conta um total de 35 indicadores, que podem ser consultados em: www.umultirank.org.