Há 24 anos que o Festival de Folclore do Azinhal leva o melhor da tradição e da riqueza cultural portuguesa a esta aldeia do concelho de Castro Marim e o ritual voltou a repetir-se na noite de 21 de julho, este ano com uma representação do país vizinho. Foi uma edição de casa cheia que se realizou, desta vez, no largo da aldeia, repleto para acolher um verdadeira amostra da riqueza e da história popular, desde os trajes, aos instrumentos musicais tradicionais, cantares e, claro, as danças.

Este ano subiram ao palco a Escola de Acordeão de Castro Marim (Associação de Acordeonistas do Algarve – Mito Algarvio), o Rancho Folclórico do Azinhal (Castro Marim), o Rancho Folclórico «Flores da Primavera» (Guisado, Caldas da Rainha) e o Coro e Danzas Virgen del Rosario Alhama de Murica (Asociación Regional Francisco Salzillo). Conhecida pelas rendilheiras da renda a bilros, a aldeia do Azinhal transporta consigo um traço forte do caráter cultural do concelho de Castro Marim, sendo o local perfeito para esta iniciativa.

O XXIV Festival de Folclore do Azinhal foi organizado pela Casa do Povo e Rancho Folclórico do Azinhal e contou com os apoios do Município de Castro Marim e Junta de Freguesia do Azinhal.