A Associação Cultural Amendoeiras em Flor organiza, no dia 28 de julho, em Altura, o 5.º Encontro Etnográfico Amendoeiras em Flor «Tributo ao Povo», no centro da Avenida 24 de Julho, na zona central de Altura. A mostra cultural de hábitos e costumes musicais e etnográficos de diferentes zonas do país acontece pelas 21h e tem entrada gratuita.

Este ano, o encontro etnográfico conta com a participação dos seguintes grupos: Grupo Etnográfico Amendoeiras em Flor – Altura; Rancho Folclórico de Belas - Sintra, Estremadura Centro; e Rancho Folclórico do Centro Social Desportivo e Cultural de Outeiro - Viana do Castelo, Alto Minho. Na 5.ª edição do evento vão ser destacadas as «Candongueiras», expressão usada para designar as pessoas que se dedicavam ao contrabando. O tema foi escolhido para relembrar o seu papel social na época em que Portugal vivia na ditadura salazarista, quando os nossos antepassados contrabandeavam, pelo Rio Guadiana, café, amêndoa, farinha, ovos, grão, feijão, açúcar, entre outros bens de subsistência.

A Associação Cultural Amendoeiras em Flor é uma associação sem fins lucrativos, que surgiu no seio de um grupo de amigos, com objetivos comuns ao desenvolvimento de atividades e promoções da cultura presentes neste município e nesta região. A iniciativa conta com a colaboração da Câmara Municipal de Castro Marim, com o apoio da Junta de Freguesia de Altura, Federação do Folclore Português, Direção Regional de Cultura do Algarve, Fundação Inatel, bem como o apoio de muitos comerciantes locais.