Altura acolheu, no fim-de-semana de 6 a 8 de julho, as Festas em Honra do Imaculado Coração de Maria, santa padroeira desta freguesia e cuja expressão de fé se consolida na Procissão em Honra do Imaculado Coração de Maria, que decorreu ao final da tarde do domingo.

Razão principal destas celebrações, a fé e tradição religiosa têm ganho uma maior expressividade ao longo dos anos, adquirindo espaço junto da comunidade alturense, mas atraindo também os turistas que escolhem Altura como destino de férias. O artesanato é outro dos motes destas Festas, com cerca de 50 expositores, artesãos com demonstrações das suas artes e uma enorme variedade de venda de doces e iguarias locais e regionais. 


O cartaz musical completou o programa e pelo palco passaram Luís Gomes e Dr. López, na sexta-feira, os grupos de dança «Arutla» e «Super Flash» e a Marcha Popular da Bordeira, no sábado, e a «Bando dos Quatro» e o grupo «ÁTOA» no domingo. No mesmo dia, a Associação Cultural Amendoeiras em Flor protagonizou um desfile etnográfico.

As Festas em Honra do Imaculado Coração de Maria são uma organização conjunta da Paróquia de Altura, Junta de Freguesia de Altura, Clube Recreativo Alturense, Irmandade do Imaculado Coração de Maria e Câmara Municipal de Castro Marim.