A FATACIL está no coração de todos aqueles que, ano após ano, se reencontram em Lagoa para visitar a maior feira a sul do Tejo. A Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Industria de Lagoa conta com 39 anos de história, de sucesso e de reinvenção permanente e durante 10 dias passam pelo Parque de Feiras e Exposições de Lagoa mais de 180 mil pessoas.

Em 2018, «Lagoa – Cidade Educadora» dará destaque à Educação na FATACIL, o maior evento do Verão algarvio e um centro de dinamismo económico de toda a região. Na edição número 39, a mostra destaca uma vez mais os vinhos do Algarve e aposta na valorização da gastronomia local. Serão sete maravilhas da gastronomia, em lugar cimeira das prioridades de comunicação do evento, já que Lagoa está em concurso nas «7 Maravilhas à Mesa».

Espalhados por todo o recinto, cerca de 700 expositores vão divulgar produtos suscetíveis de satisfazer um vasto espectro de interesses. Os apreciadores de artesanato português, e algarvio em particular, têm ali uma mostra bastante variada, desde artigos de tecelagem aos cobres e ferro forjado, passando pelas rendas, objetos em madeira, olaria e cerâmica, peças em cortiça, vime e cestaria, ou as tipicamente algarvias bonecas de Martim Longo e Querença. Da mesma forma, quem pretende levar para casa exemplos da tradicional gastronomia algarvia descobre na FATACIL os genuínos enchidos (morcelas e farinheiras) e presuntos; doces regionais à base de figo, amêndoa e farinheira; frutos secos; aguardente de medronho e licor de figos ou saborosos queijos de ovelha.

É também possível encontrar artesanato proveniente dos cinco continentes, assim como as mais recentes novidades dos sectores comercial, industrial e agropecuário. E é também a oportunidade ideal para conhecer o que têm para oferecer e como funcionam entidades tão distintas como autarquias, escolas, instituições de solidariedade social, organismos da administração central e regional, coletividades e regiões de turismo.

Nesta feira de artesanato também se pode desfrutar de boa música enquanto se aprecia a variedade de pratos típicos nos vários restaurantes situados no recinto musical. E o cartaz de 2018 conheceu mais três artistas, designadamente Amor Electro, José Cid e Quim Barreiros.