Atenta à necessidade de potenciar o valioso património e, ao mesmo tempo, prosseguir com a estratégia de dinamização dos equipamentos culturais da vila de Castro Marim, a NovBaesuris- Empresa Municipal acaba de lançar, no acervo das suas competências, o projeto «À descoberta de Castro Marim com Áudio Guias». O meio, associado às novas tecnologias, permite a descrição da riqueza e diversidade patrimonial da vila de Castro Marim, através do uso de dispositivos eletrónicos e digitais com recurso à voz, que permite aos visitantes aceder a informação relevante sobre a história, património edificado e natureza locais, na sua própria língua de um modo inovador, possibilitando um acesso mais fácil e direto às temáticas apresentadas, libertando-os da leitura de textos e de legendas.

Os Áudio Guias disponibilizam aos visitantes duas dezenas de pontos informativos de grande interesse sobre o património da vila de Castro Marim, designadamente do Castelo e do Forte de São Sebastião, ambos monumentos nacionais, assim como do Mercado Local /Posto de Turismo, Salina Félix e Colina do Revelim de Santo António – Centro de Interpretação do Território e Ermida de Santo António. Os conteúdos do património da vila de Castro Marim difundidos pelos Áudio Guias, além do português, estão disponíveis também em espanhol, inglês e francês.

De referir ainda que cada locução inclui áudio discrição para que os visitantes cegos ou com reduzida capacidade de visão possam usufruir desta experiência na companhia de familiares e amigos. Os visitantes com dificuldades auditivas e utilizadores de aparelhos auditivos podem ainda usar adaptadores especiais para seu maior conforto. Para o público surdo pretende-se disponibilizar brevemente uma versão em linguagem gestual.

Esta viagem convida a desvendar o património cultural e natural de Castro Marim e tem como ponto de partida o mercado local, que integra o Posto de Informação Turística, onde os turistas terão à disposição toda a informação para programar e empreender a sua visita. “Os Áudios Guias constituem um elemento primordial na política estratégica de desenvolvimento da empresa municipal, que visa a valorização e afirmação dos patrimónios de Castro Marim. Este projeto que agora conhece a luz do dia exigiu um tempo de gestação e maturação, acreditando-se que responde positivamente às exigências de um turismo de qualidade e excelência para o Baixo Guadiana”, explica Célia Brito, Presidente do Conselho de Administração da NovBaesuris.