Câmara de Lagoa promove sucesso escolar a «Brincar com as palavras»

Atenta às necessidades sentidas pelos agrupamentos de escolas do concelho, a Câmara Municipal de Lagoa tem apostado na criação de respostas inovadoras e diferenciadoras que contribuam para o sucesso escolar dos seus alunos. Neste contexto, e no âmbito da sua intervenção no pré-escolar, iniciou em 2017 o projeto «Brincar com as Palavras» com o objetivo de promover as competências pré-leitoras das crianças com cinco anos dos jardins-de-infância do concelho.

Para a implementação deste projeto foi criada uma equipa com técnicos das áreas da Psicologia e da Terapia da Fala que, semanalmente, desenvolveram sessões de literacia emergente com as crianças, com o intuito de melhorar o desenvolvimento das capacidades que facilitam a aquisição da leitura e da escrita, motivar para a aprendizagem e contribuir positivamente para o seu desempenho escolar. Os/as educadores/as foram também diretamente envolvidos/as, tendo a equipa promovido oficinas de formação acreditadas no âmbito da literacia emergente.

Da análise de resultados efetuada ao impacto do projeto nas competências de literacia emergente nas crianças, tais como linguagem oral, consciência fonológica e concetualizações sobre a linguagem escrita, verificaram-se melhorias em todas as competências avaliadas, tendo os resultados mais significativos sido registados ao nível da consciência fonológica com uma melhoria de 60 por cento nos valores apresentados pelo grupo total das crianças do concelho. Face aos resultados positivos obtidos, o município de Lagoa propõe-se a dar continuidade a este projeto no ano letivo 2018/2019, alargando a sua intervenção ao 1.º ano do 1.º Ciclo de Ensino Básico e envolvendo, para além das crianças e educadores, as famílias - agentes fundamentais para o sucesso escolar dos alunos, através da criação e implementação de um programa de literacia familiar.

Câmara de Lagoa promove sucesso escolar a «Brincar com as palavras» Câmara de Lagoa promove sucesso escolar a «Brincar com as palavras» Reviewed by Daniel Pina on julho 23, 2018 Rating: 5

Publicidade