Para a implementação deste projeto foi criada uma equipa com
técnicos das áreas da Psicologia e da Terapia da Fala que, semanalmente,
desenvolveram sessões de literacia emergente com as crianças, com o intuito de
melhorar o desenvolvimento das capacidades que facilitam a aquisição da leitura
e da escrita, motivar para a aprendizagem e contribuir positivamente para o seu
desempenho escolar. Os/as educadores/as foram também diretamente envolvidos/as,
tendo a equipa promovido oficinas de formação acreditadas no âmbito da
literacia emergente.
Da análise de resultados efetuada ao impacto do projeto nas
competências de literacia emergente nas crianças, tais como linguagem oral,
consciência fonológica e concetualizações sobre a linguagem escrita,
verificaram-se melhorias em todas as competências avaliadas, tendo os resultados
mais significativos sido registados ao nível da consciência fonológica com uma
melhoria de 60 por cento nos valores apresentados pelo grupo total das crianças
do concelho. Face aos resultados positivos obtidos, o município de Lagoa
propõe-se a dar continuidade a este projeto no ano letivo 2018/2019, alargando
a sua intervenção ao 1.º ano do 1.º Ciclo de Ensino Básico e envolvendo, para
além das crianças e educadores, as famílias - agentes fundamentais para o
sucesso escolar dos alunos, através da criação e implementação de um programa
de literacia familiar.