O Centro de Investigação em Artes e Comunicação e o Cineclube de Faro juntam-se, mais uma vez, para promover uma conferência em torno do cinema e da educação. Assim, no dia 10 de julho, na Universidade do Algarve, no Auditório 1.4 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha, pelas 15h30, a professora e investigadora Ana Paula Nunes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) irá partilhar e discutir as possibilidades do encontro entre o cinema e a educação, nomeadamente sobre metodologias e experiências de produção de conhecimento através do cinema e do audiovisual na educação. 

Esta conferência, «Cinema e Educação: da produção à receção», parte de uma perspetiva inversa ao habitual, ou seja, do ponto de vista do cinema e do audiovisual, para refletir sobre como a educação – como leitura de mundo (Paulo Freire) e responsabilidade pelo mundo (Hanna Arendt) – contribui com os processos de criação artística, seja na produção descentralizada, nos processos colaborativos, nos projetos de criação que incorporam a experiência do público, nas pedagogias das imagens; seja em uma poética da receção.

Ana Paula Nunes é Professora Adjunta de Cinema e Audiovisual, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Com formação acadêmica em Cinema (mestre e graduada pela Universidade Federal Fluminense), é Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2016), tendo realizado Doutorado Sanduíche no Centro de Investigação em Artes e Comunicação – CIAC, na Universidade do Algarve (2014). Trabalha e pesquisa sobre cinema e educação desde 1998, quando se tornou membro da ONG CINEDUC. Atualmente, atua também como tutora do Programa de Educação Tutorial – PET Cinema, único grupo PET voltado para o trabalho com cinema, dentro de um universo de mais de 800 grupos distribuídos pelas instituições de ensino superior do Brasil.