No dia 14 de julho, entre as 10h e as 16h, a aldeia de Vale de Boi acolhe mais um Dia Aberto na área arqueológica do seu antigo abrigo paleolítico. Neste dia, todos os interessados terão a oportunidade de visitar os trabalhos arqueológicos desenvolvidos na maior e mais antiga jazida paleolítica conhecida no sul peninsular. Recorde-se que, desde a sua descoberta, em 1998, a exploração deste importante sítio arqueológico permitiu identificar incríveis vestígios que comprovam uma ocupação humana que remonta há pelo menos 33 mil anos.

A visita ao sítio será orientada por uma equipa coordenada por Nuno Bicho, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, numa ação enquadrada no âmbito de um projeto plurianual de investigação, protocolado entre o Município de Vila do Bispo e a Universidade do Algarve. Durante o mês de julho, a equipa de arqueólogos encontra-se sedeada no CAI-NIA-VB (Centro de Acolhimento à Investigação - Núcleo de Investigação Arqueológica de Vila do Bispo), instalações que reabilitaram o antigo Jardim de Infância de Budens.

A campanha de Vale de Boi 2018 conta, pela primeira vez, com a participação de uma equipa de estudantes oriundos dos Estados Unidos da América, integrados numa Escola Internacional de Arqueologia do IRF (Institute For Field Research), instituição que financiará os próximos anos de investigação na jazida arqueológica de Vale de Boi.