Após vários anos de desenvolvimento e adaptação ao mercado europeu, a tecnológica algarvia Sirius Robotics, apresentou o Infante, um peixe robot, o único na Europa, que, mais do que uma peça de alta tecnologia, é também uma ferramenta terapêutica, aproveitando movimentos fluídos e independentes que fazem os utilizadores esquecer que estão face a um robot e promovendo uma sensação de relaxamento e descontração, mesmo em ambientes de desgaste emocional como salas de espera ou de tratamentos.

Totalmente autónomo, o Infante, assim apelidado em honra de um dos mais marcantes portugueses de todos os tempos e aquele a quem é atribuído o arranque dos Descobrimentos, tem capacidade de nadar ininterruptamente durante 16 horas, com reduzido impacto nos outros seres marinhos que com ele partilham as águas e nadam. Não só se parece com um verdadeiro peixe, como também nada como um. O peixe robótico da Sirius tem inteligência artificial e navegação autónoma, move a cabeça e as barbatanas reagindo aos obstáculos, mas pode também ser controlado a partir de uma aplicação instalada num telemóvel.

O Infante é mais uma aposta da Sirius Robotics, pioneira em R&D em robótica avançada, inteligência artificial e robótica de consumo. A empresa tecnológica algarvia lançou mesmo uma loja online de robótica virada essencialmente para o consumidor final, onde também é possível conhecer melhor e adquirir o Infante, entre muitas outras opções, com destaque para robots educacionais e de entretenimento.