O Município de Faro participou, no dia 3 de julho, na reunião do Banco Mundial realizada em Zagreb, na Croácia, subordinada ao tema «Doing Business in the European Union 2018». A reunião contou com mais de 100 participantes de vários países europeus, tendo sido analisados diversos países e cidades europeias.  

O projeto «Doing Business» foi lançado, em 2002, pelo Banco Mundial, e avalia as medidas de regulamentação existentes e seu impacto na criação de negócios e ao longo de todo o ciclo de vida das PME’s (pequenas e médias empresas). Este estudo já foi realizado em mais de 190 economias e cidades selecionadas e a avaliação pretende comparar os diferentes ambientes de regulação de negócios entre as economias e ao longo do tempo, incentivando as economias a competirem por uma regulamentação mais eficiente. 

Na sua intervenção, integrada no painel sobre a «Remoção de obstáculos para o crescimento das PME’s ao nível regional», o Presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, sublinhou as “condições únicas que Faro apresenta para atrair investimento, seja pela rede de infraestruturas, pelos recursos humanos qualificados ou pelas condições naturais de que dispõe”. Destacou ainda o investimento que a autarquia farense está a realizar na desburocratização e simplificação de processos, nomeadamente através da desmaterialização do processo de licenciamento de obras particulares, com o objetivo de tornar Faro ainda mais competitiva na captação de investimento.

De acordo com o edil farense, a realidade, hoje, é bastante melhor do que aquela que existia há alguns anos, no que respeita ao licenciamento de obras, sendo os projetos que reúnem todas as condições aprovados num curto espaço de tempo. No entanto, não pretende ficar por aqui, assumindo a ambição de tornar os serviços ainda mais eficientes e eficazes, permitindo, desta forma, encurtar ainda mais os prazos, sempre com o intuito de atrair mais investidores ao concelho e criar mais empregos e riqueza.