São as novas e distintas receitas que fazem deste um dos festivais gastronómicos mais apreciados do concelho de Castro Marim, mas o Festival Internacional do Caracol oferece também um rico e diversificado programa cultural, a apreciada doçaria regional e a vista privilegiada sobre o Rio Guadiana e a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António. Com lugar na Colina do Revelim de Santo António, o evento acontece de 20 a 22 de julho e traz os sabores da cozinha espanhola, francesa e marroquina.

Este ano, o Festival Internacional do Caracol pretende também alargar-se à vila, convidando os estabelecimentos locais a juntarem-se à iniciativa, destacando este afamado petisco nos seus menus e praticando a mesma tabela de preços do evento. O certame abre portas na sexta-feira, dia 20 de julho, pelas 19h, com animação de rua do grupo «Pardais à Solta». Segue-se, pelas 20h, o concerto de «Nelson Conceição Trio», com um reportório que vai desde o tango ao corridinho em acordeão. Às 22h sobe a palco o grupo espanhol «Calle Pureza», de música Flamenco-Pop.

No dia 21 de julho, sábado, o Festival arranca às 18h30, com a animação de rua pelos «Pardais à Solta». Pelas 20h, Música Andaluz de Marrocos com «Al-Sultan Wal Awtar» e, uma hora depois, é a vez de atuar o grupo de flamenco de «Gracia Diaz». A fechar este dia, o concerto do grupo «Os Quatro & Meia», um espetáculo de música portuguesa com nova roupagem, ao som de guitarra, contrabaixo, violino, acordeão, bandolim e percussão. No último dia, 22 de julho, o Festival também começa às 18h30, com animação de rua. Segue-se o «Conjunto Memórias de António Mafra», que recorda um dos maiores nomes da música popular portuguesa. O Festival encerra com os «Amantes d’Fado», pelas 21h30.

Afirmar Castro Marim como destino dos melhores caracóis do Algarve e potenciar também os produtos locais e tradicionais, bem como a cozinha e a cultura mediterrânicas, são os grandes objetivos da autarquia castro-marinense com a realização do Festival Internacional do Caracol.