A vila de Santa Luzia, no concelho de Tavira, voltou a acolher um grande espetáculo desportivo em prova a contar para o 13.º Campeonato Nacional de Futevólei, a principal prova do panorama nacional. Foram 16 as equipas, 32 atletas, que evoluíram ao longo dos dois dias de prova (21 e 22 de julho), no areal do recinto desportivo instalado no Jardim Público de Santa Luzia, e que contou com a participação das principais duplas e valores da modalidade oriundos de todo o país.

O evento começou no sábado, por volta das 18h30, com a Fase de Grupos, em que as equipas jogaram até madrugada dentro, num total de 24 jogos para apurar as primeiras quatro finalistas. No domingo, o recomeço deu‐se igualmente das 18h30, com os Oitavos de Final, com quatro jogos decisivos para apurar outras tantas duplas para os Quartos de Final.


Já com o quadro competitivo dos Quartos de Final completo, a prova prosseguiu já só com os oito finalistas em prova, seguindo para as Meias‐finais, Filipe Santos/Beto Correia (CD Póvoa), Vítor Vilaça/Júlio Alves (CD Póvoa), Pedro Salvador/Bonga (CD Póvoa) e Ruben Santos/Bruno Carvalho (EF Alan Cavalcanti). O primeiro jogo da Meias-Finais pôs frente a frente duas duplas poveiras e Filipe Santos/Beto Correia tiveram de suar para resolver a partida em três sets (15x12|9x15|15x3) face à boa réplica dos seus homónimos Vítor Vilaça/Júlio Alves. No segundo jogo, os poveiros Pedro Salvador/Bonga, resolveram a partida em dois sets sem resposta (16x14|15x9) frente à dupla representante da Escolinha Futevólei Alan Cavalcanti, Ruben Santos/Bruno Carvalho, e seguiram para o jogo de todas as decisões.

Em clima de festa e de grande animação chegou‐se à discussão da grande Final da etapa, de um lado Filipe Santos/Beto Correia, do outro Pedro Salvador/Bonga, todos do CD Póvoa, e foram necessários apenas dois sets para encontrar os grandes vencedores. Conseguindo impor o seu jogo e através de uma maior consistência e eficácia nas suas ações, Filipe Santos/Beto Correia chegaram à merecida vitória pelos parciais 19x17 e 18x15, saindo assim como os grandes vitoriosos desta quarta etapa do Campeonato Nacional de Futevólei 2018, alcançando a quarta vitória consecutiva em outras tantas etapas.

O campeonato prossegue no fim‐de‐semana de 28 e 29 de julho, em Portimão.