«O Pontão» – Associação de Solidariedade Social da Conceição de Tavira e o Centro Paroquial de Pêra são duas das 21 instituições que receberam, no dia 4 de julho. uma viatura especialmente adaptada às suas necessidades, no âmbito da 11.ª edição da Frota Solidária da Fundação Montepio. A cerimónia de entrega da Frota reuniu instituições de solidariedade social de Portugal Continental e Ilhas em Lisboa, junto ao Padrão dos Descobrimentos, e contou com a presença do Presidente da Fundação Montepio e do Grupo Montepio, António Tomás Correia, e do Vereador da Mobilidade e Segurança da Câmara Municipal de Lisboa, Miguel Feliciano Gaspar.

Criada, em 2008, pela Fundação Montepio, a «Frota Solidária» é um projeto que se concretiza através da aquisição, transformação e adaptação de viaturas destinadas a instituições particulares de solidariedade social de todo o País. “Temos consciência de que o trabalho desenvolvido pela Fundação Montepio é uma gota de água no universo de tudo aquilo que pode ser feito. Temos que agradecer a estas instituições, através das quais concretizamos esta política de responsabilidade social de que tanto nos orgulhamos, pelo trabalho notável que desenvolvem junto dos jovens, idosos e todos aqueles que mais necessitam”, afirmou, na ocasião, António Tomás Correia, Presidente da Fundação Montepio e do Grupo Montepio.


Em 2017, a Fundação Montepio recebeu, através do Ministério das Finanças, 229 mil e 35,41 euros resultantes de valores atribuídos, no ano 2015, no âmbito da Lei da Liberdade Religiosa (Consignação Fiscal). O montante, entregue pelos contribuintes ao cuidado e gestão da Fundação Montepio, foi assim devolvido à sociedade civil, através da aquisição de veículos automóveis especiais e adaptados que, constituindo a «Frota Solidária», apoiarão a atividade de 21 instituições particulares de solidariedade social.

Desde 2008, a Fundação Montepio recebeu através da Consignação Fiscal quatro milhões de euros, integralmente devolvidos à sociedade civil através da entrega de 203 viaturas solidárias a igual número de IPSS. A missão da Frota Solidária consiste em apoiar a mobilidade, a inclusão e o combate ao isolamento e à desertificação, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva, coesa e solidária.