O «Jazz no Palácio» decorre, de 19 a 21 de julho, pelas 22h, no pátio do Palácio da Galeria, em Tavira, e conta com a presença de João Barradas (dia 19), Carmen Souza (dia 20) e João Paulo Esteves da Silva Trio (dia 21).

João Barradas é um dos mais conceituados e reconhecidos acordeonistas europeus, movendo-se entre a música clássica, o jazz e a música improvisada. Venceu alguns dos mais prestigiados concursos internacionais, dos quais se destacam o Troféu Mundial de Acordeão, o Coupe Mondale de Acordeão, o Concurso Internacional de Castelfidardo e o Okud Istra International Competition. Em 2016 gravou, com a editora nova-iorquina Inner Circle Music, o seu primeiro álbum, tendo colaborado com diversos músicos de renome. O artista vai apresentar-se, em Tavira, com os «Home», do qual fazem parte Mané Fernandes (guitarra), Eduardo Cardinho (vibrofone), Gonçalo Neto (guitarra), Ricardo Marques (contrabaixo) e Guilherme Melo (bateria).

Carmen Souza tem vindo a afirmar-se como um dos mais inquietantes e vibrantes símbolos da lusofonia. Música afro-cubana, jazz, morna e um conjunto de referências de diferentes fusões rítmicas marcam o perfil autoral da artista para o qual tem contribuído, ao longo da última década, o baixista Theo Pascal. O seu novo álbum «Epístola» representa uma carta de sons. Na letra e música, Carmen Souza & Theo Pascal são arquitetos desta linguagem única que é ao mesmo tempo forjada a partir da geografia explosiva de Cabo Verde e a sofisticação de Portugal continental e Grã-Bretanha.

João Paulo Esteves da Silva Trio é constituído por JP Esteves da Silva (piano), Mário Franco (contrabaixo) e Samuel Rohrer (bateria). Juntos garantem o êxito do formato de jazz mais clássico. O trio não se define pela alegria ou melancolia melódica ou pela busca pura de harmonia. A sua procura desenvolve-se na abertura à improvisação, dispensando intenções banais para as suas peças e composições.