Começou, no dia 14 de julho, a edição de 2018 da FLO – Feira do Livro de Olhão, com oito expositores divididos por 16 stands a levarem os livros à zona ribeirinha da Cidade da Restauração, numa iniciativa do Município de Olhão que conta também com exposições, artesanato e um programa cultural intenso.


A primeira noite ficou marcada pela atuação do ator Virgílio Castelo, que protagonizou o monólogo «O último dia de um condenado», baseado no livro homónimo de Victor Hugo, publicado em 1829, escrito como um protesto à sentença de morte. O espetáculo surgiu inserido nas comemorações dos 10 anos da Biblioteca Municipal José Mariano Gago. Em termos de autores, o primeiro dia da iniciativa contou com as presenças de Miguel Miranda e Luís Ene, no espaço «À noite, na FLO», que traz diariamente ao certame escritores com novas obras lançadas recentemente.


Vão passar ainda pelo certame nomes como Isabel Rio Novo, António Manuel Venda, João Luís Barreto Guimarães, Marco Mackaau, Catherine Dumas, Manuela Sabino, Paulo Cunha, Ana Cristina Leonardo, António Ladeira, Rita Ferro e Eduardo Jorge Duarte. O espaço da FLO integra ainda duas exposições, de pintura e fotografia, do Centro de Arte de Pintores Olhanenses e do Clube de Fotografia de Olhão, respetivamente.

De acordo com a programadora do evento, Adriana Nogueira, “nesta edição da Feira do Livro, resolvemos apostar de uma forma mais forte na programação cultural paralela”, uma maneira de atrair ainda mais público ao Jardim Patrão Joaquim Lopes. É disso exemplo a peça «Serenata em passeio», que o ator Alexandre Lopes fez subir ao palco no domingo, e que regressa na terça e na quinta-feira, às 21h30. No que diz respeito aos livros, Adriana Nogueira realça “o aumento do número de editoras e alfarrabistas interessados em juntar-se a nós nesta edição, um acréscimo que não se refletiu, felizmente, na perda de um certo caráter intimista e acolhedor que queremos que a FLO mantenha”. Ainda assim, é diversificada a presença, quer de editoras generalistas, quer de outras ligadas ao circuito alternativo, que não passa pelas grandes superfícies.


Esta segunda-feira, o conhecido Jorge Serafim protagoniza dois momentos na Feira do Livro: «Contos para crianças», às 17h, e «Contos ao serão», às 21h30. Outro dos pontos altos da FLO é a rubrica «Conversas ao fim da tarde», organizada pela Junta de Freguesia de Olhão, que traz ao certame, sempre às 18h, os autores residentes em Olhão.