A equipa mais jovem do KCCA participou, no dia 30 de junho, na 3.ª e última etapa do Campeonato Nacional de Esperanças, em Vila Nova da Barquinha, no Rio Tejo, que contou com 662 participantes de 46 clubes. O Nacional de Esperanças é dedicado aos escalões mais novos da canoagem, com idades compreendidas entre os 8 e os 16 anos, em circuitos entre os dois e os cinco quilómetros.

Os Castores do Arade alcançaram um total de sete medalhas, sendo duas de ouro, três de prata e duas de bronze. A primeira vitória alcançada pertenceu a Maria Wilkinson, em K1 Iniciado Feminino, que cumpriu os dois quilómetros em 9 minutos e 38 segundos, menos 13 segundos que a sua irmã gémea, Isabella Wilkinson, que garantiu a medalha de prata e respetiva dobradinha para os Castores do Arade, ficando Filipa Lamas, do CN Ponte de Lima, na terceira posição, com 10’23’’.

A segunda vitória do dia foi conquistada ao sprint, por Filipe Busel em K1 Iniciado A, que fez apenas menos um segundo do que Rui Esteves do GCDRGemeses. Os atletas Rúben Luís e Guilherme Reis alcançaram as restantes medalhas de prata em K1 Iniciado e K1 Infantil A, respetivamente. Rúben Luís protagonizou um dos momentos do dia com um excelente sprint final contra o adversário e amigo Afonso Pereira, do CN Prado, garantindo o 2.º lugar por apenas 43 centésimos de segundo. Guilherme Reis foi 3,39 segundos mais rápido do que o terceiro classificado, Duarte Cerdeira do CNSesimbra, e ficou a 12 segundos do vencedor, Rodrigo Azevedo do GCDRGemeses.

As duas medalhas de bronze sorriram a Ianis Bebiano em K1 Menor e a Inês Luís em K1 Infantil B. Ianis Bebiano demorou 11’13’’ minutos a cumprir os dois quilómetros de prova, mais 11 segundos do que o 2.º classificado, Nuno Barros do CN Prado. Inês Luís demorou 20’41’’ minutos a cumprir os cinco quilómetros da sua prova, terminando a pouco mais de 30 segundos da 2.ª classificada, Luana Sousa, do CN Crestuma. A dupla Iara Bebiano e Leonor Ramos obteve o 4.º lugar no K2 Iniciado feminino, a apenas seis segundos do pódio. Destaque ainda para o 10.º lugar alcançado por Ana Gouveia em K1 Iniciado Feminino.

Com a última etapa cumprida termina o Nacional de Esperanças de 2018, com os Castores a alcançarem dois títulos nacionais e um de vice-campeã. Um título por intermédio de Rúben Luís em K1 Iniciado, que somou 62 pontos, mais seis do que Tiago Maciel, do Viana Garças Clube, e mais 12 do que Afonso Pereira, do CN Prado. O outro título foi para Maria Wilkinson, que somou os mesmos 62 pontos da sua irmã gémea, Isabella Wilkinson, mas as regras ditam que, em caso de empate pontual, a Campeã Nacional é a atleta com a melhor prestação na última etapa. A vitória em Vila Nova da Barquinha rendeu o título nacional, contentando-se a sua irmã com o vice-campeonato.

Em igualdade pontual com o terceiro classificado terminou também, em K1 Menor, Ianis Bebiano, com 44 pontos, os mesmos que Nuno Barros do CN Prado, mas a mesma regra acima mencionada garantiu a medalha de Bronze final para o adversário por este ter sido melhor na última etapa na Barquinha. Ainda no top-10 nacional terminaram Inês luís, em K1 Infantil Feminino, na 5.ª posição com 30 pontos e a apenas oito do pódio; Iara Bebiano e Leonor Ramos, em K2 Iniciado Feminino conseguiram 30 pontos que garantiram o 6.º lugar nacional; Filipe Busel em K1 Iniciado foi 7.º classificado com 26 pontos.

A nível coletivo, os Castores conseguiram a quarta posição entre 46 clubes. Foram mais os atletas dos Castores que contribuíram para essa classificação nesta última etapa: Iara Bebiano e Leonor Ramos foram 4.ª’s em K2 Iniciado Feminino; em K1 Iniciado Feminino, Ana Gouveia foi 10.ª e, na mesma categoria, Iris Rietkerk e Matilde Ribas terminaram na 16.ª e 19.ª posição, respetivamente; Filipe Libório foi 13.º no K1 Infantil e, na mesma categoria, Tomás Vasconcelos, Bernardo Verdades, Diogo Araújo, Rodrigo Gabriel e Artur Azevedo terminaram na 18.ª, 19.ª, 20.ª, 36.ª e 52.ª posição, respetivamente; Matilde Cartaxo e Teresa Laginha foram a 37.ª e 44.ª classificada em K1 Infantil Feminino; finalmente, em K1 Cadete, Isaac Albuquerque, Rodrigo Gonçalves, André Soares, Tiago Vieira e José Gouveia foram, respetivamente, 22.º, 26.º, 28.º, 35.º e 58.º classificado.

O Kayak Clube Castores do Arade terminou o Campeonato Nacional de Esperanças muito perto do pódio, numa excelente 4.ª posição nacional final com 314 pontos, atrás do Campeão, o Náutico de Ponte de Lima, com 1416 pontos, o Náutico de Prado, com 662 pontos, e o GCDRGemeses, com 460 pontos. O KCCA foi, assim, o melhor clube a sul do Rio Douro, reflexo do excelente trabalho diário que tem sido realizado em Lagoa na divulgação da canoagem e formação de novos atletas.