O Mercado Fora d'Horas conhece, em 2018, a sua terceira edição e continua a assumir-se como o mercado de produtores mais criativo do sul do país. Depois do primeiro episódio ter acontecido a 13 de junho, o evento regressou, na noite de 11 de julho, ao Mercado Municipal de Silves, sendo que o foco deste ano é dado ao ciclo das plantas: a flor, o fruto e a semente. “As plantas obedecem a um ritmo natural e este ano festejamos a ordem da natureza. O florescimento das flores que gera o fruto, que por sua vez nos oferece a semente. Exploramos novos modelos de convivialidade num espaço que achamos próprio do saber e do sabor local”, indica Alexandra Santos, a mentora do projeto.

O Mercado Fora d'Horas é um evento gastronómico sobre cultura local que pretende consciencializar a comunidade para as vantagens, precisamente, dos produtos locais e teve a sua origem no projeto de design comunitário «ConsumirLocal», daí que a atmosfera do mercado se transforme numa noite promovida pela criatividade, onde se misturam valores tradicionais com contemporaneidade. O programa concentra-se nas qualidades gastronómicas do espaço do Mercado Municipal de Silves e em como o design pode ser um impulsionador ativo de preservação cultural. Para esse efeito conta com diferentes atividades, desde a abertura do mercado à noite, a existência de um mercado de produtores e de artesanato, a apresentação de produtores e a realização de uma exposição temática, para além de jogos sobre produção local, momentos relacionados com gastronomia, música e animação de rua.

De acordo com Alexandra Santos, “o foco da mensagem que pretendemos passar aos visitantes são as tradições alimentares, a convivialidade, a cultura local e os produtos de proximidade, apresentando o Mercado Municipal de Silves enquanto espaço de convergência entre o rural e o urbano, o comunitário e o público local de celebração da alimentação algarvia”. Ao longo das três noites que compõem o calendário, o visitante tem, então, a oportunidade de adquirir bens de produção local e experimentar uma noite diferente em torno da gastronomia local.

Depois do dia 13 de junho ter sido dedicado à Flor, a noite de 11 de julho decorreu ao sabor do Fruto, sendo que a derradeira sessão está agendada para 8 de agosto, alusiva à Semente. “O nosso lema é «Saber/Sabor Local» e esta mistura entre conhecimento e gosto, entre sabedoria e prazer, faz parte do espírito do evento. O verdadeiro Saber local reside no nosso capital humano. Os mercados são espaços de convívio e, com isso em mente, desenvolvemos mais atividades que promovam o saber estar ligado com o outro”, enfatiza Alexandra Santos.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Vítor Pina

Leia a reportagem completa em:
https://issuu.com/danielpina1975/docs/algarve_informativo__164