No conjunto dos monumentos afetos à Direção Regional de Cultura do Algarve com controlo de entradas - Fortaleza de Sagres, Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, Monumentos Megalíticos de Alcalar e Ruínas Romanas de Milreu, verificou-se um aumento de 17, 32 por cento no número de visitantes no primeiro semestre de 2018, subindo de 168 mil e 33 para 197 mil e 142 visitantes.

A afluência de visitantes nos diferentes monumentos não é simétrica, quando comparada com o ano anterior. Em alguns imóveis a tendência verificada foi de manutenção ou ligeira redução em relação aos valores do ano passado, tendo sido, novamente, Fortaleza de Sagres que se verificou o crescimento mais expressivo, contribuindo para os valores globais alcançados.

A nível global, e à semelhança dos anos anteriores, são os estrangeiros quem mais afluem, numa percentagem 87,64 por cento contra 12,36 por cento de nacionais. Esta tendência foi contrariada nos Monumentos Megalíticos de Alcalar, em que o número de nacionais representou 54,84 por cento das visitas, superando os estrangeiros com 45,16 por cento.