Município de Albufeira incentiva capacidade empreendedora dos jovens



O Município de Albufeira implementou, pelo terceiro ano consecutivo, o programa «Aprender a Empreender», nos três agrupamentos de escolas do concelho. Trata-se de uma iniciativa da responsabilidade da associação Junior Achievment Portugal (JA), a que a autarquia se associou através da formalização de um protocolo de cooperação, que tem por objetivo desenvolver nos jovens (dos 6 aos 30 anos) a sua capacidade empreendedora, o gosto pelo risco, a criatividade e a inovação.

No ano letivo de 2017-2018 participaram no projeto duas escolas do 1.º Ciclo (EB1 Vale Pedras e Ferreiras), três escolas do 2.º e 3.º Ciclo (EB2,3 Dr. Francisco Cabrita e EB2,3 Profª Diamantina Negrão, EB2,3 de Paderne) e uma escola secundária. O programa integrou 19 sessões de 50 minutos, divididas por três temáticas distintas de acordo com o grau de ensino: «A Comunidade» (1.º Ciclo), «A Europa e Eu» (2.º Ciclo) e «Economia para o Sucesso» (3.º Ciclo). No total, a iniciativa envolveu 81 alunos, seis turmas, seis professores e seis voluntários, funcionários de diferentes unidades orgânicas da Câmara Municipal de Albufeira (quatro Divisões e três Departamentos).

A JA Portugal inspira e prepara crianças e jovens para terem sucesso numa economia global através de experiências transformadoras com base em três pilares fundamentais: Cidadania e Literacia Financeira, Educação para o Empreendedorismo e Competências para a empregabilidade. Os alunos estão no centro da estratégia e da metodologia utilizada – aprendem fazendo, cometem erros, no ambiente protegido da escola, com o apoio de voluntários ligados ao mundo do trabalho e do professor. Desenvolvem competências na área da liderança, tomada de decisões, resistência ao fracasso, trabalho em equipa, técnicas de apresentação e comunicação oral.

A associação é a congénere portuguesa da Junior Achievment, criada em 1919 nos E.U.A., a maior e mais antiga organização mundial de educação para o empreendedorismo. Atualmente, através de uma rede com mais de 130 mil voluntários e professores na Europa e 450 mil em todo o mundo, está presente em 122 países, dos quais 39 são na Europa, e chega a mais de 10 milhões de alunos, dos quais três milhões são europeus.

Município de Albufeira incentiva capacidade empreendedora dos jovens Município de Albufeira incentiva capacidade empreendedora dos jovens Reviewed by Daniel Pina on julho 13, 2018 Rating: 5

Publicidade