Lagos volta a assinalar o Dia Mundial dos Avós, comemorado anualmente a 26 de julho, com atividades não só destinadas aos avós, mas também aos mais novos, estimulando as relações intergeracionais entre avós e netos.

A primeira atividade está prevista exatamente para a data em que se comemora esta efeméride e consiste no Piquenique «Avós e Netos», a ter lugar na Mata de Barão de São João, entre as 14h30 e as 16h30, com animação pelo artista Humberto Silva. A autarquia assegura o transporte para o local, sendo que os participantes deverão dirigir-se, pelas 13h45, aos dois pontos de encontro para apanhar o autocarro: Avenida dos Descobrimentos (junto aos CTT) e Intermarché.

A autarquia está igualmente a organizar a quarta edição do «Concurso de Poesia Avós e Netos», destinado aos seniores (com idade igual ou superior a 60 anos) e a crianças e jovens lacobrigenses (dos 10 aos 15 anos). A iniciativa pretende prestar homenagem e valorizar a figura dos avós e a sua importância nas famílias, sobretudo na atualidade, mas é também uma forma de tanto os netos, como os avós, expressarem sentimentos e demonstrarem o carinho e apreço pelos seus familiares, contribuindo assim para o reforço das relações intergeracionais.

Os poemas podem ser recebidos até ao dia 20 de julho, no Edifício dos Paços do Concelho Séc. XXI ou nas juntas de freguesia do concelho. A entrega dos prémios terá lugar no dia 29 de julho (incluída nas atividades da Feira Concurso Arte Doce) e o concurso prevê prémios para os três primeiros classificados.