O Município de São Brás de Alportel está a dar continuidade ao projeto de colocação de ecopontos subterrâneos na vila de São Brás de Alportel, com a instalação de mais cinco ilhas ecológicas e de seis oleões. Os cinco conjuntos de ecopontos subterrâneos vão ser colocados na zona urbana da vila, em locais de maior densidade populacional, onde se regista boa adesão à deposição seletiva e, como tal, onde é necessário reforçar o número de equipamentos ao dispor da comunidade.

O concurso público para a aquisição dos novos contentores já foi lançado pelo Município, estando previsto um investimento na ordem dos 70 mil euros que conta com financiamento do POSEUR a 85 por cento e está integrado numa candidatura de promoção da reciclagem multimaterial de resíduos que inclui ainda oito ecopontos subterrâneos e cinco oleões colocados numa primeira fase. A candidatura teve um reforço físico e financeiro aprovado que permitiu esta segunda fase e que contempla ainda o lançamento da empreitada para a colocação dos ecopontos e de mais seis oleões.

Esta aposta no reforço de ecopontos subterrâneos é um dos eixos da estratégia de promoção da qualidade ambiental definida pelo município são-brasense, que tem por prioridades a promoção da higiene e limpeza do espaço público e a deposição seletiva de resíduos, com vista à sua crescente reciclagem e valorização.