Município de Silves quer preservar Baia de Armação de Pêra



Preservar a Baía de Armação de Pêra e o seu ecossistema impar no contexto da costa marítima portuguesa, e promover a economia azul foram as grandes preocupações da Câmara Municipal de Silves ao participar na Discussão Pública do Projeto do Plano de Situação do Ordenamento do Espaço Marítimo Nacional que está em curso.

A autarquia manifestou no documento enviado à Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos a sua determinação em avançar com uma proposta de classificação da Baía de Armação de Pêra como Área Marinha Protegida de Interesse Comunitário. Para além disso, deu nota da sua oposição à prática de aquicultura na Baía de Armação de Pêra e áreas adjacentes, bem como à realização de manchas de empréstimo para alimentação artificial da zona costeira (extração de areias), imersão de dragados e outras atividades de igual risco.

Em consonância com o Plano de Situação do Ordenamento do Espaço Marítimo Nacional, bem como com a Diretiva Quadro da Estratégia Marinha (DQEM) e a Estratégia Nacional para o Mar, considera a autarquia de Silves ser seu papel promover e salvaguardar os interesses das populações e promover a consciencialização para a importância do oceano, quer a nível ambiental, quer social e económico, pelo que a sua participação configura mais uma estratégia que visa a defesa deste recurso historicamente tão importante para o concelho e para o país.

Município de Silves quer preservar Baia de Armação de Pêra Município de Silves quer preservar Baia de Armação de Pêra Reviewed by Daniel Pina on julho 04, 2018 Rating: 5

Publicidade